IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 89.2
2 IMT 88.2
3 IMPIC 75.2
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Registo nacional de autocaravana

Filipe Azevedo apresentou a reclamação
28 de março 2021
Em Setembro de 2020 comprei uma autocaravana na Alemanha, a qual deve ser legalizada em Portugal de forma a poder fazer a matrícula nacional.

Este devia ser um processo simples mas com o IMT tem sido tudo menos isso.

Para começar, qualquer comunicação para tratar deste assunto tem de ser feita por e-mail que demora sempre no mínimo 3 semanas a ser respondido. Consecutivamente, os e-mails são lidos com o mínimo de profissionalismo e atenção, obrigando-me a repetir informação, e desta forma o assunto vai se arrastando de mês a mês.

Inicialmente, é pedido pelo IMT o Cerificate of Conformity do veículo e o Modelo 9 do IMT devidamente preenchido. Ambos os documentos são prontamente entregues. A partir deste documento o IMT deveria indicar qual o número de homologação nacional do veículo. Tendo esse número, o utente pode proceder à inspeção e pedido da matrícula.

Várias semanas depois recebo um número e vou à inspeção, só para descobrir que o número está errado: pertence a outro modelo com características completamente diferentes àquelas que enviei ao IMT. É incompreensível. Reporto este erro e, como é costume, a resposta dura um mês a chegar. Pedem desculpa pelo acontecido e dizem que o modelo não se encontra informatizado em Portugal. Iriam de imediato proceder à informatização e enviar-me o número assim que estivesse disponível.

Desde então passaram mais de 3 meses sem qualquer resposta. Os meus e-mails são simplesmente ignorados e na linha azul de apoio conseguem ser ainda mais inúteis.

A autocaravana encontra-se há 6 meses parada em desuso o que prejudica a sua condição e obviamente os meus planos. A frustração é fácil de entender quando uma pessoa gastou o dinheiro que gastou para ver os seus planos serem impedidos por incompetência da função pública.
Data de ocorrência: 28 de março 2021
28 de março 2021
Exmo(a) Filipe Azevedo,

Agradecemos a sua exposição nr. 57692521 no dia 2021-03-28 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
30 de março 2021
Exmo(a) Filipe Azevedo,

Solicitamos que nos informe o serviço do IMT recetor do processo em causa e se possível envie-nos através de anexo privado copia do modelo 9.

Com os melhores Cumprimentos.
30 de março 2021

O serviço do IMT em questão é o DRMTLVT.

Em anexo, o modelo 9.
Esta resposta tem um anexo privado
7 de abril 2021
10 dias depois continuo a não ter o problema resolvido e não sei está a ser tratado ou não.
7 de maio 2021
1 mês depois não tenho resposta nenhuma