IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 88.4
2 IMT 88.3
3 IMPIC 75.9
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Renovação da carta de condução

Maria Alexandra Mascarenhas
Maria Mascarenhas apresentou a reclamação
4 de junho 2023
Em 10/03/2023 desloquei-me à escola de condução e pedi que me renovassem a carta de condução, fiz o exame médico em 23/03/2023. Informaram-me que a carta de condução chegaria via correio. Aguardei algum tempo e como não recebi a carta pelo correio , em 30/05/2023 fui à escola saber o que se passava, informaram-me que provavelmente tinha ido para a morada antiga.
Informei a escola que achava estranho pois o IMT enviou-me uma carta no final de março de 2023, a avisar que tinha de renovar a carta, esta veio a morada correta.
Quando mudei de casa, fui tratar do cartão de cidadão para alterar a morada e informaram-me que os meus dados seriam alterados automaticamente no IMT.
Quando fui levantar a carta na Escola e fiquei surpreendida porque o IMT enviou para a morada antiga e ainda cobrou 5,00 €.
Pergunto, para me enviar o aviso o IMT tem a minha morada correta, para enviar a carta de condução renovada enviam para a morada antiga. Estranho ou será que e só para cobrar mais 5,00 €.
Data de ocorrência: 10 de março 2023
4 de junho 2023
Exmo(a) Maria Alexandra Mascarenhas,

Agradecemos a sua exposição nr. 93836123 no dia 2023-06-04 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
Exma. Sra.

O envio da carta de condução revalidada é efetuado a título gratuito, no entanto, se os CTT não conseguirem proceder à sua entrega, devolvem o documento ao serviço do IMT que o emitiu.

Informamos que poderá enviar, por via postal ou através de correio eletrónico, um requerimento (modelo 13 IMT que se anexa) devidamente preenchido para:

Via Postal
Direção Regional de Mobilidade e Transportes de Lisboa e Vale do Tejo
Av. Elias Garcia, n.º 103; 1050-098 LISBOA

Correio Eletrónico
drmtlvt.condutores@imt-ip.pt

Solicitando o reenvio da carta de condução para a morada pretendida (apenas em território nacional).

Ser-lhe-á enviada posteriormente referência multibanco para pagamento de cinco euros referentes ao reenvio. A carta será reenviada após receção do pagamento.

Caso pretenda efetuar o levantamento presencialmente em:
Loja do Cidadão do Saldanha - Mercado 31 de Janeiro, Rua Engenheiro Vieira da Silva n.º 24, Praça Duque de Saldanha; 1050-094 Lisboa
Horário de Funcionamento: 09h00 - 19h00 dias úteis

Efetue agendamento ou retire senha para atendimento presencial através do sigaApp. O atendimento presencial espontâneo está sujeito à disponibilidade de senhas no serviço IMT em questão, consoante a afluência de utilizadores.

Com os melhores cumprimentos.
Esta resposta tem um anexo privado
Maria Mascarenhas
Boa noite,
Agradeço a vossa rápida resposta, embora não responderam as questões colocadas.
A escola de condução já me entregou a carta renovada, e pediu que fizesse o pagamento dos 5,00 €.
A minha questão é se renovei o cartão de cidadão e automaticamente foi comunicada a alteração de morada ao IMT, qual a razão para enviar a carta para a morada antiga, mas para comunicar que eu teria de renovar a carta já têm a minha morada atualizada.
Desta forma não concordo com o pagamento dos 5,00 €, a falha não é minha mas sim dos Vossos serviços.
E mais uma vez pergunto afinal a minha morada já foi corrigida? ou na próxima renovação de carta vai acontecer a mesma situação.
Cumprimentos
Maria Mascarenhas
Boa noite,
Agradeço a vossa rápida resposta, embora não responderam as questões colocadas.
Cumprimentos
7 de junho 2023
Exma. Sra.

Consultada o sistema informático em uso pelo IMT I.P., verifica-se que a morada que consta no sistema é a mesma que indicou nos dados deste Portal, pelo que será essa a morada de envio dos documentos.

Com os melhores cumprimentos.
Maria Alexandra Mascarenhas
Maria Mascarenhas avaliou a marca
7 de junho 2023

A resposta é muito comercial, não responde em concreto ao pretendido, mas fiquei esclarecida, muito obrigado.