IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 89.2
2 IMT 88.3
3 IMPIC 75.2
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Renovação da carta de condução

Cecília Carvalho
Cecília Carvalho apresentou a reclamação
17 de maio 2018

Em Fevereiro deste ano (15-02-2018) efetuei a renovação da carta de condução no site do IMT e selecionei a opção de usar a foto do cartão de cidadão onde tenho óculos.
Logo de seguida recebi mensagem do IMT a dizer necessito de um atestado médico para averbar a restrição 01.01 dado na foto apresentar óculos.
Em Março deste ano fui a um médico particular para me passar o atestado médico pedido e ele recusou-se pois é médico de clinica geral e pedem-me atestado médico.
Marquei uma consulta num hospital particular, onde estava anunciado que passam atestados médicos para a renovação da carta de condução. O Médico quando soube que era a restrição por usar óculos disse-me não poder passar o referido atestado visto ele ser de clinica geral.
Fui a um oftalmologista, que quando marquei consulta me disseram ter acesso à plataforma, mas o oftalmologista só me passou um atestado em papel e disse não ter acesso à plataforma nem querer ter acesso pois a referida plataforma é muito complicada.
Depois de ter trocado vários emails com o IMT a propósito deste assunto disseram-me a solução era ir ao médico de família.
Não tenho médico de família, estive 2 meses para marcar consulta no centro de saúde.
Ontem (17-05-2018) a um médico no meu centro de saúde mas acabei por ir em vão pois o médico recusou-se a fazer AM electrónico.
Ando nesta situação desde Fevereiro deste ano e só quero renovar a minha carta de condução. Tenho a informação dos oftalmologistas é preciso pagar ainda mais para conseguir o tal AM electrónico? que centros formaram nesse sentido? é que disseram-me haver centros formados para passarem estes atestados. O que poderia funcionar bem pelo que vejo é mais uma forma de conseguirem ganhar dinheiro com estes centros especificos
Sei que tenho de usar óculos não posso andar sem eles, só quero que me resolvam este problema

Data de ocorrência: 17 de maio 2018
Exmo(a) Cecília Carvalho,

Agradecemos a sua exposição nr. 18900718 no dia 2018-05-17 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
Bom Dia,

Mediante o pedido de esclarecimento, cabe-me informar que relativamente ao atestado médico, o IMT não pode exigir a passagem do mesmo, mesmo existindo a imposição por parte do ministério da Saúde juntamente com a ordem dos médicos .

Para tal deverá dirigir-se ao seu Centro de Saúde e pedir esclarecimentos e resolução para o seu assunto.

Com os melhores Cumprimentos
Cecília Carvalho
Cecília Carvalho avaliou a marca
12 de setembro 2021

Enviaram mensagem a explicar como proceder