IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 88.9
2 IMT 88.3
3 IMPIC 75.9
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Troca da carta de condução

Adriana Dantas apresentou a reclamação
19 de maio 2021
Esta é minha quarta reclamação contra o IMT. Dei entrada no processo de carta de condução estrangeira no dia 11 de janeiro e até agora nada. Na linha azul do IMT, recebi a informação de que todos os processos que começam com 6 mil e 7 mil estão com problemas, aparentemente perdidos no sistema. É o meu caso, cujo registo é o 7 405. Ninguém consegue encontrá-los, dar qualquer notícia sobre eles, nada. É uma situação desesperadora.
Data de ocorrência: 19 de maio 2021
19 de maio 2021
Exmo(a) Adriana Dantas,

Agradecemos a sua exposição nr. 60009921 no dia 2021-05-19 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

20 de maio 2021
Exmo(a) Adriana Dantas,

A equipa das trocas está em contato para registo do seu pedido.

Aceite as nossas desculpas e o transtorno eventualmente causado.

20 de maio 2021
Prezados senhores do IMT, a situação permanece sem solução.

Ontem, dia 19 de maio, recebi um telefonema da funcionária Susana (número de telefone 284 249 920, para o qual não é possível telefonar de volta) a dizer-me que estava de posse de meus documentos, exceto o formulário. Pediu-me para enviar o documento novamente, o que fiz com gosto, visto ter ouvido dela a seguinte frase: "Dou-lhe minha palavra de que o processo vai andar e entre hoje e amanhã farei o registo do processo". Encheu-me de esperanças ao afirmar que na imediata sequência eu receberia a referência Multibanco para pagamento da taxa de 30 euros.

De tão feliz com a notícia, tive uma agradável noite de sono. Levantei bem disposta, certa de que hoje, finalmente, a saga resolver-se-ia, mas fui tomada pelo choque ao abrir a minha caixa de entrada de emails e ler uma outra mensagem, da equipe de trocas, a dizer-me o seguinte:

Boa tarde
Sou a informar que os documentos não foram recepcionados na plataforma pelo que solicitamos que seja inserido no link abaixo, verificar o tamanho e que seja a preto e branco.
Agradecemos que logo que proceda a inserção envie email para esta caixa para ser solicitado celeridade no tratamento do pedido.
Lamentamos o atraso e os incómodos decorrentes da situação.
Com os Melhores cumprimentos

Ora, não apenas a Susana, como em dias anteriores a Sra Marieta Fernandes haviam me confirmado que os documentos já constavam do sistema. Tentei submetê-los novamente, porque a esta altura faço qualquer coisa que me peçam (desde que o problema seja resolvido), mas o sistema não permitiu. Recebi a informação de que o meu NIF está com a "quantidade excedida", tantas foram as vezes que enviei meus documentos pelo site do IMT.

Recebi agora há pouco um email assinado por Paula Quadros a informar-me que os documentos foram inseridos e deu conhecimento da equipa de trocas.

Continuo a aguardar uma solução definitiva para meu caso, que se iniciou no dia 11 de janeiro e permanece sem solução. Essa sequência de emails e telefonemas pode ser alentadorA, mas o fato é que nada, de concreto, foi resolvido. Continuo, diariamente, a telefonar para a linha azul do IMT, cujos atendentes já considero íntimos, de tanto que falo com eles -- e, mais grave, sem poder conduzir, o que impacta em meus rendimentos e de minha família. Todos na linha azul do IMT (Emanuel, Eugênia, Anabela, eu seria capaz de citar pelo menos dez nomes) dizem-me a mesma frase: "Seu processo não foi registado, não há nada que possamos fazer". E todos, sem exceção, reconhecem que essa situação é demasiado absurda, pois nada -- pandemia, troca de sistema, falta de pessoal -- justifica tamanha demora.

Adriana
24 de maio 2021
Exmo(a) Adriana Dantas,

O seu pedido de troca esta registado, pelo que deve seguir as orientações que serão enviadas para o seu email por parte da equipa das trocas.

Pela demora na resposta pedimos desculpa.

Adriana Dantas avaliou a marca
9 de novembro 2021

No final, deu tudo certo.