IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 88.9
2 IMT 88.3
3 IMPIC 75.9
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Troca da CNH brasileira pela Carta de Condução portuguesa

Alexandre Soave Bernardo
Alexandre Bernardo apresentou a reclamação
17 de julho 2019

Estive no IMT de Faro no dia 15/03/2019, para fazer a troca da minha carteira nacional de habilitação brasileira para a carta de condução portuguesa.
Tenho dupla nacionalidade Brasileira e Portuguesa com todos os documentos e vim para trabalhar como motorista de pesados pois tenho Categoria C.
Estou passando momentos de dificuldade pois não consigo trabalhar como motorista de pesados devido a necessidade dos cursos CAM, tacógrafo e outros por não possuir a Carta de condução portuguesa definitiva que permite realizar os cursos em questão.
Já se passaram cinco meses e a carta de condução definitiva ainda não foi emitida pelo IMT (um absurdo).
Preciso de uma solução rápida para esta questão.
Já estive outras vezes no IMT FARO questionando sobre a demora na emissão da carta portuguesa e para saber do andamento do meu processo, mas a resposta é sempre a mesma que não tem informação para passar que tenho que aguardar o envio para a minha morada.
Até quando tenho que aguardar?
Deixo aqui registrada a minha indignação em relação a essa demora absurda para emissão de um simples documento para condução que gera um transtorno enorme e dificuldades financeiras na vida de uma família com filho pequeno que depende do documento para trabalhar e ganhar seu sustento.

Data de ocorrência: 17 de julho 2019
Exmo(a) Alexandre Soave Bernardo,

Agradecemos a sua exposição nr. 30033319 no dia 2019-07-17 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
17 de julho 2019

Foi reencaminhado este pedido aos serviços recetores.

Actualizaremos esta informação oportunamente.

18 de julho 2019
Aguardando novas informações na esperança de uma solução que possa tranquilizar a família que depende do documento para trabalhar.
19 de julho 2019
Bom Dia,

Somos a reencaminhar resposta dos serviços recetores;

Relativamente ao solicitado somos a informar que:

- o processo, que deu entrada no passado dia 15 de Março de 2019, encontra-se em análise técnica, aguardando a resposta da consulta feita à Entidade Congénere do Brasil, acerca da confirmação da autenticidade, das categorias para que está habilitado e da data dos respetivos exames;

- os processos são tramitados pela ordem de entrada dos pedidos no serviço, sendo que o tempo de resposta depende de maior ou menor afluência de processos motivo pelo qual não nos é possível indicar uma data de previsão para conclusão do mesmo.

Mais se informa que, a fim de regularizar o processo da troca de título de condução, o titular deve apresentar o documento de identificação pessoal, para conferência.

Por tal , solicitamos que se dirija presencialmente aos nossos serviços a fim de regularizar a situação.

19 de julho 2019
Boa noite,
Informo que no ato do pedido de troca da CNH Brasileira pela Carta de Condução Portuguesa apresentei todos os documentos solicitados pelo IMT.
Inclusive o IMT recolheu os documentos ORIGINAIS (CNH Brasileira, Certidão de Antecedentes Criminais, Certificado de Avaliação Psicológica, Atestado Médico e Validação da CNH Brasileira pelo Consulado do Brasil.

Não entendi a justificativa de o IMT estar aguardando a Entidade Congénere do Brasil para confirmar a autenticidade e categorias da CNH pois se apresentei o documento original e ainda o documento de validação do consulado brasileiro em Faro devidamente autenticado e identificando inclusive de forma detalhada as categorias da CNH não entendo o motivo de nova checagem.
O documento emitido pelo Consulado Brasileiro não tem validade?
Por favor expliquem de forma clara a solicitação para que eu me dirija mais uma vez ao IMT FARO para regularizar a situação. O que precisam que ainda não foi fornecido? A quem devo procurar e o que devo informar no atendimento tendo em vista que se eu informar que estou atendendo uma solicitação referente a minha reclamação no portal da queixa é certeza do atendente não saber do que se trata e me mandar embora como fizeram das outras vezes que não tinham informação.
Aproveito para enviar NOVAMENTE copia de TODOS os documentos que entreguei no dia da minha solicitação para troca da carta estrangeira no IMT FARO.
Em anexo privado segue as cópias:
- CNH BRASILEIRA (Documento original entregue ao IMT no dia 15/03/2019)
- CERTIDÃO DE ANTECEDENTE CRIMINAIS (Documento original entregue ao IMT no dia 15/03/2019)
- DOCUMENTO DE VALIDAÇÃO DA CNH PELO CONSULADO BRASILEIRO (Documento original entregue ao IMT no dia 15/03/2019)
- ATESTADO MÉDICO (Documento original entregue ao IMT no dia 15/03/2019)
- CERTIFICADO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA (Documento original entregue ao IMT no dia 15/03/2019)
- CARTÃO CIDADÃO

Aguardo novas informações.

Melhores Cumprimentos
Bom Dia,

Solicitamos que se dirija presencialmente aos nossos serviços, a fim de ser esclarecido e regularizar a situação.

Ok.
Vou comparecer ao IMT FARO esta semana conforme solicitado e espero ter uma solução para o problema.
Estou reabrindo a reclamação pois o problema não está resolvido e não tenho nenhuma resposta concreta sobre meu processo.
Melhores cumprimentos
Ok.
Melhores cumprimentos
25 de julho 2019

Estive hoje (25/07/2019) novamente no IMT FARO para atender a solicitação anterior que deveria ir presencialmente ao serviço para ser esclarecido e regularizar a situação.
No atendimento presencial informei que estava atendendo solicitação do próprio IMT que pediu meu comparecimento presencial para receber as boas novas informações e regularizar a situação e fui informado, após consulta do atendente ao sistema, conforme eu já previa, que não havia nenhuma pendencia ou qualquer informação para me atualizar e que eu apenas deveria AGUARDAR a chegada do documento em minha morda.
Resumindo, foi uma total perda de tempo e gastos desnecessários de deslocamento da localidade onde moro até o IMT em Faro para nada (total descaso do IMT).
Ainda tentei pedir ajuda para agilizar meu processo já que dependo do documento (Carta de condução definitiva) para realizar os cursos (CAM, Tacógrafo e outros) e poder trabalhar e garantir o sustendo da minha família mas de nada adiantou. A atendente se resumiu a dizer que meu processo só tem cinco meses e que tem processos com mais de um ano aguardando.
Situação difícil de resolver e já não sei mais o que fazer.
Questionei também em relação a essa "dupla validação" que o IMT insiste em usar como justificativa para a demora e perguntei a atendente qual o documento que o IMT precisa da Entidade Congênere do Brasil (DETRAN) que eu mesmo iria providenciar no Brasil e entregar em mãos no IMT para agilizar o processo e pra minha surpresa a atendente informou que não aceitam o documento em mãos e que eles recebem informações do DETRAN do Brasil por EMAIL (Será mesmo possível se não confiam nem mesmo em um documento do consulado devidamente autenticado que vão utilizar um e-mail pra isso?)
Aguardo novas informações do Gestor IMT que avalia as reclamações deste site portaldaqueixa para saber qual a solução para meu problema.
Melhores Cumprimentos.
12 de agosto 2019

Somos a informar que a carta se encontra emitida pelos nossos serviços, tendo como previsão de entrega via CTT, na morada indicada, a partir de 19-08-2019.

Alexandre Soave Bernardo
Alexandre Bernardo avaliou a marca
17 de maio 2022

O IMT, responsável pelo envio do documento, obrigou-me a pagar por um registro de extravio do documento na GNR e também pela emissão de uma segunda via do documento. Desonestidade e falta de respeito com o cidadão em não assumir as próprias responsabilidades pela entrega do documento.

encontro na mesma situação, aguardando a minha carta de condução, entreguei tb todos estes documento e ate o momento dana de resposta.Pq pedem o documento ao consulado o e depois temos que esperar a validação?