IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 89.1
2 IMT 87.8
3 IMPIC 75.2
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Troca de carta de condução

Guilherme Morgado Leão
Guilherme Leão apresentou a reclamação
4 de janeiro 2019
Fui impossibilitado de fazer essa troca dentro do prazo dos 90 dias, pois o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) levou 1 ano e 4 meses para me conceder o título de residência. Procurei o SEF para uma orientação referente a isso, e o mesmo me disse que não havia nada que pudesse ser feito.
A colaboradora do IMT de Faro que me atendeu no dia supracitado disse-me que não poderei conduzir até chegar uma carta para marcar o exame prático. Sendo assim, deixei minha carta de condução brasileira, paguei a taxa dos 30,00 euros e estou a aguardar o retorno do IMT desde então.
Não vejo problema algum em fazer o exame prático, afinal sei que esse é o procedimento. O grande problema dessa situação é que a mesma colaboradora disse-me que não há previsão do tempo de espera, tanto para realizar o exame prático e tampouco para a carta de condução chegar em minha morada.
A questão principal é que estou impossibilitado de conduzir até isso se resolver. Preciso de conduzir, pois trabalho, tenho família e ambos dependem disso.
Data de ocorrência: 4 de janeiro 2019
Exmo(a) Guilherme Morgado Leão,

Agradecemos a sua exposição nr. 24909119 no dia 2019-01-04 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
Boa Tarde,

Relativamente ao solicitado somos a informar que o processo, que deu entrada no passado dia 27 de dezembro, encontra-se em análise técnica.
Mais se informa que os processos são tramitados pela ordem de entrada dos respetivos pedidos no serviço, sendo que o tempo de resposta depende de maior ou menor afluência de processos motivo pelo qual não nos é possível indicar uma data de previsão para conclusão do mesmo.

Com os melhores Cumprimentos
Guilherme Leão
23 de janeiro 2019
Boa Noite, já se passaram quase 1 mês e até hoje não recebi carta nenhuma em minha morada para poder marcar minha prova de condução, volto a frisar que estou sendo penalizado devido a ausência de comunicação do IMT com o SEF, por não ter sido orientado corretamente em como proceder a cerca da troca da carta de condução brasileira.
Gostava de saber qual o mês que esta sendo analisado, para poder ter uma ideia de quanto tempo mais irá demorar, e gostava tambem de saber qual o link para o Livro de Reclamações Online, acredito que deve-se sim ter um processo para troca da carta, quero e irei fazer uma queixa formal devido a falta de previsão para que eu receba a carta e para que possa conduzir.

Com os melhores Cumprimentos
Guilherme Morgado Leão