IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 88.9
2 IMT 88.3
3 IMPIC 75.9
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Troca de carta estrangeira

Belchior Ribeiro Oliveira
Belchior Oliveira apresentou a reclamação
9 de maio 2022 (editada a 10 de maio 2022)
Boa tarde, venho através desta reclamação expor minha situação e indignação sobre o meu processo de troca de carta estrangeira, fiz o pedido da troca dia 16/03/2021 pelo sait do IMT, tendo como provar o pedido nesta data com o e-mail de confirmação,cendo que minha carta é de pesados foi feito o processo até o fim faltando só o título de residência, foi emitida a guia com foto e assinatura e com todas as categorias certas A,B,C,D, como segue a baixo em anexo, com a residência na mão enviei uma foto cópia como carta registrada e fui pessoalmente em Setúbal renovar minha autorização para conduzir o mês passado e foi confirmado a entrega do documento de autorização de residência pela atendente e que só tinha que aguarda e emissão da mesma e chegar em casa, como já passou mais de trinta dias eu liguei para linha azul do IMT e foi informado que eu tinha que tirar foto e assinar que a categoria atribuída seria só A e B e não foi atribuída a de pesados como consta na minha guia de condução do cendo informado pela atendente que foi mudada a lei dia 08/04/2021, cendo que dei entrada dia 16/03 w tenho como provar com a confirmação do e-mail, aí fica a minha indignação meu pedido é um mês antes, pelos meus conhecimentos de lei nenhuma lei irá retroagir a não ser em favor e não pra gerar prejuízos fui prejudicado tenho provas que meu pedido foi feito antes da lei entrar em vigor pago meus impostos desde quando eu cheguei ao País órgão nenhum tem o direito de aproveitar por eu ser estrangeiro e fazer o que eles querem e achar que não vou correr atrás dentro da lei e provar que estou certo e que venha todas as minha categorias na minha carta de condução, que foi paga com muito sacrifício e faz parte do sustento da minha família desde já agradeço retorno plausível do IMT.
Data de ocorrência: 9 de maio 2022
9 de maio 2022
Exmo(a) Belchior Ribeiro Oliveira,

Agradecemos a sua exposição nr. 74943422 no dia 2022-05-09 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

19 de maio 2022
Exmo. Sr.

Verifica-se que o seu processo de troca foi concluído.

Decorre neste momento o processo de averbamento das categorias A e D.

27 de maio 2022
Boa tarde, hoje fui ao IMT de Setúbal para ver a situação do meu processo de troca de carta estrangeira, como foi dito pela marca que já foi resolvido eu nego a minha situação NÃO FOI RESOLVIDO e fui informado que foi CANCELADO não consta nada do meu processo no sistema, e que já tem um novo pedido para categorias A e B eu não fiz nenhum outro pedido,fiz uma nova reclamação e fui informado pela atendente que vai ser enviado para imt do porto onde está meu processo eu fico indignado pela falta de responsabilidade e descaso como meu processo cendo que tenho 18 anos de carta de condução e 16 só de pesado, nunca vi tanto descaso no órgão público trabalhei 10 anos na polícia penal no Brasil e nunca vi uma lei ou imenda de lei retroagir para prejudicar um cidadão,a lei que foi feita e entrado em vigor em 8 de abril de 2021 que proíbe que os condutores de pesados do Brasil transferir para Portugal a carta de condução, só a categoria B, meu pedido foi dado entrada em 16/03/2021 bem antes da lei entrar em vigor
Eu peço faça uma revisão no meu processo e que seja feito certo e dado o meu direito aguardo retorno plausível do IMT DE PREFERÊNCIA QUE MANDE MINHA CARTA DE CONDUÇÃO COM AS CATEGORIA POR DIREITO
2 de junho 2022
Boa noite, venho aqui informar se meu problema ainda não foi resolvido como foi finalizado pelo IMT, ainda não enviaram a minha carta de condução com todas as categorias, como já falei eles estão tirando a minha categoria d pesados baseado na lei que proíbe os brasileiros transferir carta de pesados para Portugal cendo que a lei entrou em vigor dia 8 de abril d 2021, e o meu processo foi registrado dia 16 de março de 2021, total descaso lei nenhuma vai retroagir a não ser em favor ao cidadão é não para dar prejuízo, em fim total descaso por ser um órgão público e me cinto impotente pela situação ainda mais sustento da minha família com a carta e se for despedido por não poder conduzir o minhas miúdas como fica depende de mim, peço encarecidamente que envie minha carta de condução, desde já agradeço.
8 de junho 2022
Bom dia, indignação total com tanto descaso do IMT com o meu processo de troca de carta estrangeira o meu processo sem esclarecimento plausível liga para o atendimento da linha azul e s more a mesma coisa não sabe esclarecer nada no sistema já fui duas vezes em Setúbal e só promessa de ser resolvido só falam que o meu processo está no porto que não pode fazer nada, aí eu digo o IMT não é um órgão só
15 de junho 2022
Boa noite, ainda aguardo retorno plausível do IMT, desde já agradeço.
23 de junho 2022
Bom dia, ontem fui ao IMT de Setúbal pela quarta vez para resolver sobre o meu processo troca de carta estrangeira, e mais uma vez informaram que não podem fazer nada referente a minha situação, por meu processo está na delegação do Porto aí fica a pergunta o IMT não é um órgão só, o IMT respondeu aqui que tinha sido resolvido minha situação como que eles fazem isso cendo que no sistema só consta que está em averbamento as categorias A e D não consta mais nada venho aqui expor minha situação pq dependo da carta pra sobreviver com a minha família tenho duas filhas, peço encarecidamente que verifique o meu processo dei entrada no processo dia 16/03/2021 bem antes da lei entrar em vigor no dia 08/04/2021nenhuma lei ou emenda lei irá retroagir para dar prejuízo a nenhum cidadão pq que eles estão tirando o direito de ter as minhas categorias de pesado e de moto que foi comprovado pela certidão de prontuário da minha carta desde já agradeço e aguardo retorno plausível do IMT.
6 de julho 2022
Bom dia, venho através deste portal de reclamações novamente expor minha indignação sobre o descaso do meu processo de troca de carta estrangeira, fui mais de cinco vezes ao balcão do IMT para ter esclarecimento sobre meu processo e nada foi resolvido fui informado m Setúbal nada fizeram falaram que não pode fazer nada pq meu processo está no porto fui ao porto expo a situação fizeram o pedido de revisão do processo cendo verificado pela atendente o erro na data do pedido que estava dia 23/04/21, cendo que foi feito pedido dia 16/03/21antes da lei que entrou em vigor dia 08 de abril proibindo a troca de carta de pesados para Portugal, com isso tudo estão tirando o meu direito da carta de pesados alegando sobre a lei, mais uma emenda de lei e lei nenhuma vai retroagir para dar prejuízo cidadão algum a não ser para favorecer algum benefício em fim total descaso e racismo com a minha pessoa por ser brasileiro peço encaricidamente que resolvam o meu processo e envie a minha carta com todas as minhas categorias A B C D a mesma que consta na minha carta brasileira precisa da mesma para o sustendo da minha família tenho duas miúdas pequenas.
22 de julho 2022
Não foi resolvida aguardo solução total descaso da marca
16 de agosto 2022
Exmo(a) Belchior Ribeiro Oliveira,

Informamos que solicitamos esclarecimentos sobre a situação aqui exposta, ao serviço recetor do processo em questão.

Atualizaremos esta informação oportunamente.

14 de setembro 2022
Boa tarde, venho reabrir minha reclamação por não está resolvido, total descaso da marca com a minha situação precisa da minha carta para trabalhar e sustentar a minha família e até agora nada de resolver aguardo retorno plausível se preferência a minha carta.
17 de novembro 2022
Exmo(a) Belchior Ribeiro Oliveira,

A sua exposição, que mereceu a nossa melhor atenção, encontra-se resolvida.
Estamos, no entanto disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.

Belchior Ribeiro Oliveira
Belchior Oliveira avaliou a marca