IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 88.9
2 IMT 88.3
3 IMPIC 75.9
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Troca de carta estrangeira

Gilson
Gilson apresentou a reclamação
6 de agosto 2022
Eu, Gilson Jorge Mendes Ramos Dos Reis, venho demonstrar a minha indignação relativamente ao serviço prestado pelo IMT, e espero que seja resolvida num curto espaço de tempo caso contrario terei que fazer reclamação no livro de reclamação e ao ministério publico se for o caso porque tem me causados graves danos profissionais e pessoais.
Vou expor a situaçao que já se vem prolongado por quase 2 anos:
No dia 19 Feveiro 2021, solicitei a mudança da minha carta de condução de Cabo Verde para portuguesa, ao qual me foi pedido que realizasse o exame de condução.
Deste modo, para agilizar o exame, fiz o pagamento logo de imediato.
Desde então, tenho estado a aguardar a marcação do mesmo.
Foi-me dado guia para conduzir que tinha validade de 3 meses que entretanto caducou desde aí não posso conduzir e me deslocar ao trabalho (realço que trabalho no aeroporto com horários e turnos de madrugada que não tenho acesso ao transporte) por isso os constrangimentos tem sido enormes.
Quero salientar que, apesar de me terem facultado a autorização para conduzir, a mesma está fora de validade.
Ademais saiu um decreto -lei que altera o Código da Estrada de forma a habilitar, em determinados casos, a condução de veículos a motor pelos detentores de títulos de condução emitidos por Estados-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), dispensando a troca de cartas de condução, em condições de igualdade com os detentores de títulos de condução emitidos por Estados-Membros da União Europeia.
Por isso solicito a imediata devolução da carta e do montante pago.
Peço encarecidamente a averiguação a situação, pois necessito da minha carta de condução.

Gilson Reís
Data de ocorrência: 6 de agosto 2022
6 de agosto 2022
Exmo(a) Gilson,

Agradecemos a sua exposição nr. 78733922 no dia 2022-08-06 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
26 de agosto 2022
Exmo. Sr.

Para solicitar o levantamento do seu título de condução e a devolução da taxa paga pela marcação da prova, deverá dirigir-se junto do serviço do IMT onde o processo se encontra a decorrer.

Deverá ser portador de comprovativo do NIB da conta bancária para a qual pretende a devolução.

Gilson
14 de outubro 2022
Olá boa tarde, segundo à imt a situação já se encontra resolvida, mas relativamente aos valores gastos no processo? Os 30€ de troca de carta e os 30€ que foi pago para que seja marcada o teste prático.
10 de novembro 2022
Exmo. Sr. Gilson

Para solicitar a devolução da taxa paga pela marcação da prova, deverá dirigir-se junto do serviço do IMT como anteriormente informado