IMT

IMT

Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.
  • O IMT, I.P. é um organismo central com jurisdição sobre todo o território nacional, tem sede em Lisboa e dispõe, como serviços desconcentrados, das Direções Regionais de Mobilidade e Transportes do Norte, do Centro, de Lisboa e Vale do Tejo, do Alentejo e do Algarve.

• 808201220
  • Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Troca/restituição da carta de condução

Alexandre Lopes apresentou a reclamação

Estou desde Março a tentar pedir a restituição da minha carta de condução portuguesa que expirou ano passado em 8/6/2020 pela via de troca ou destroca nesse caso da minha carta de condução estrangeira, que obtive em 2011 nos Emirados Árabes Unidos, via troca da carta portuguesa, me obrigando assim na altura do regresso a Portugal, a tentar em Fev. 2012 fazer a destroca das cartas, onde fui orientado na altura pelo próprio balcão IMT de Braga a pedir uma 2 via da portuguesa, para poder conduzir cá, já que nessa altura ainda não havia comunicação ou acordos entre os 2 países, impossibilitando assim a destroca. Foi me emitido nessa altura uma 2ª via por extravio, onde me comprometi a entregar a 1ª via caso um dia a recuperasse, o que não veio a ocorrer. Agora após falar com a Linha azul por algumas vezes fui informado que teria que anexar somente a carta estrangeira e o exame médico na vossa plataforma na área de troca de carta de condução, o que tentei fazer e após várias tentativas falhadas, nas quais foi me sempre negado seguir em frente na plataforma e anexar assim os documentos, resolvi como orienta lá no manual do utilizador enviar email ao IMT Online com o print da tela e os documentos. Já enviei 2 emails ao IMT Online explicando o ocorrido e eles só reencaminharam meu email para os condutores, mas não obtive resposta, assim também enviei diretamente ao mesmo email dos condutores que eles remeteram, mas já lá vão 13 dias e sem resposta. Posso ter de viajar a trabalho novamente a qualquer momento e por isso tenho de ter essa questão da carta de condução resolvida. Para adiantar o processo no mês passado já fiz presencialmente a atualização dos meus dados biométricos aqui no IMT de Braga, e reparei na plataforma que a foto que tirei e assinatura já lá estão. Agradeço a vossa celeridade nesse processo, me colocando disponível para ir presencialmente se for preciso entregar os documentos necessários.

17 jun 2021
IMT adicionou uma resposta

Exmo(a) Alexandre Lopes,

Agradecemos a sua exposição nr. 61070221 no dia 2021-06-17 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.

31 jul 2021
Alexandre Lopes adicionou uma resposta

Acabei por conseguir anexar no dia 22/06 na plataforma do IMT a documentação pedida, a carta estrangeira dos Emirados Árabes, o exame médico e também enviei a 2ª via da carta portuguesa que sempre tive e que já venceu ano passado quando fiz 50 anos. Após pouco mais de 1 mês recebi outro email agora de confirmação do processo que dizia o seguinte:
"O seu pedido de troca de titulo de condução estrangeiro com o número de registo 90000038 266 encontra-se no estado | Your request for exchange a driving licence with register n.º 90000038 266 is

ESTADO: Sharepoint 2.0

Informação adicional | Adicional information

Processo atualizado automaticamente. Entraremos brevemente em contacto

Esta resposta tem um anexo privado
11 ago 2021
Alexandre Lopes adicionou uma resposta

Continuo a esperar o contato do IMT dando resolução a minha troca, no meu caso específico restituição da carta portuguesa, que tive por quase 20 anos até troca la pela dos Emirados em 2011. Já recebi 3 emails a dizer que serei contactado, mas até o momento após quase 2 meses nada de contacto ou e-mail para pagar a taxa dos 30 euros e emtregar a carta dos Emirados e a 2 via da portuguesa já vencida. Dados biométricos já os fiz por agendamento voluntário em Maio , já que minha foto da carta portuguesa era antiga. Sendo assim o processo já ficou adiantado só faltando pagar a taxa e devolver as cartas de condução para me emitirem a guia provisória.

27 set 2021
A reclamação foi considerada "Sem Resolução" por falta de atividade
27 set 2021
Alexandre Lopes adicionou uma resposta

Continuo a espera após mais de 3 meses de uma resposta do IMT o meu processo, nem a referência para o pagamento dos 30 euros da troca da carta de condução estrangeira recebi ainda.