IMT
Institutos Públicos
1 IEFP 89.1
2 IMT 87.7
3 IMPIC 75.2
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Troca/restituição da carta de condução

Alexandre Lopes apresentou a reclamação
17 de junho 2021
Estou desde Março a tentar pedir a restituição da minha carta de condução portuguesa que expirou ano passado em 8/6/2020 pela via de troca ou destroca nesse caso da minha carta de condução estrangeira, que obtive em 2011 nos Emirados Árabes Unidos, via troca da carta portuguesa, me obrigando assim na altura do regresso a Portugal, a tentar em Fev. 2012 fazer a destroca das cartas, onde fui orientado na altura pelo próprio balcão IMT de Braga a pedir uma 2 via da portuguesa, para poder conduzir cá, já que nessa altura ainda não havia comunicação ou acordos entre os 2 países, impossibilitando assim a destroca. Foi me emitido nessa altura uma 2ª via por extravio, onde me comprometi a entregar a 1ª via caso um dia a recuperasse, o que não veio a ocorrer. Agora após falar com a Linha azul por algumas vezes fui informado que teria que anexar somente a carta estrangeira e o exame médico na vossa plataforma na área de troca de carta de condução, o que tentei fazer e após várias tentativas falhadas, nas quais foi me sempre negado seguir em frente na plataforma e anexar assim os documentos, resolvi como orienta lá no manual do utilizador enviar email ao IMT Online com o print da tela e os documentos. Já enviei 2 emails ao IMT Online explicando o ocorrido e eles só reencaminharam meu email para os condutores, mas não obtive resposta, assim também enviei diretamente ao mesmo email dos condutores que eles remeteram, mas já lá vão 13 dias e sem resposta. Posso ter de viajar a trabalho novamente a qualquer momento e por isso tenho de ter essa questão da carta de condução resolvida. Para adiantar o processo no mês passado já fiz presencialmente a atualização dos meus dados biométricos aqui no IMT de Braga, e reparei na plataforma que a foto que tirei e assinatura já lá estão. Agradeço a vossa celeridade nesse processo, me colocando disponível para ir presencialmente se for preciso entregar os documentos necessários.
Data de ocorrência: 17 de junho 2021
IMT
17 de junho 2021
Exmo(a) Alexandre Lopes,

Agradecemos a sua exposição nr. 61070221 no dia 2021-06-17 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
31 de julho 2021
Acabei por conseguir anexar no dia 22/06 na plataforma do IMT a documentação pedida, a carta estrangeira dos Emirados Árabes, o exame médico e também enviei a 2ª via da carta portuguesa que sempre tive e que já venceu ano passado quando fiz 50 anos. Após pouco mais de 1 mês recebi outro email agora de confirmação do processo que dizia o seguinte:
"O seu pedido de troca de titulo de condução estrangeiro com o número de registo 90000038 266 encontra-se no estado | Your request for exchange a driving licence with register n.º 90000038 266 is

ESTADO: Sharepoint 2.0

Informação adicional | Adicional information

Processo atualizado automaticamente. Entraremos brevemente em contacto
Esta resposta tem um anexo privado
11 de agosto 2021
Continuo a esperar o contato do IMT dando resolução a minha troca, no meu caso específico restituição da carta portuguesa, que tive por quase 20 anos até troca la pela dos Emirados em 2011. Já recebi 3 emails a dizer que serei contactado, mas até o momento após quase 2 meses nada de contacto ou e-mail para pagar a taxa dos 30 euros e emtregar a carta dos Emirados e a 2 via da portuguesa já vencida. Dados biométricos já os fiz por agendamento voluntário em Maio , já que minha foto da carta portuguesa era antiga. Sendo assim o processo já ficou adiantado só faltando pagar a taxa e devolver as cartas de condução para me emitirem a guia provisória.
27 de setembro 2021
Continuo a espera após mais de 3 meses de uma resposta do IMT o meu processo, nem a referência para o pagamento dos 30 euros da troca da carta de condução estrangeira recebi ainda.
25 de outubro 2021
Continuo sem resposta ao meu pedido de troca de título de condução estrangeiro (Emirados Árabes Unidos para ser me dada uma nova carta de condução Portuguesa, já que desde 1992 tive carta daqui como mencionado e explicado acima). Fui inclusive de Braga até a embaixada dos Emirados Árabes Unidos em Lisboa autenticar minha certidão de autenticidade da carta dos Emirados, isso em meados de Setembro, uns dias antes dessa carta de condução vencer, e dia 16, 1 dia antes do vencimento enviei para o email trocas.estrangeiras@imt-ip.pt para garantir que o pedido seja aceito, mas também só obtive a resposta automática desse email, dizendo que foi recebido pelo IMT e mais nada ainda. Não falta nada mais ao processo do meu Pedido de Troca número de registro 90000038 266, no entanto após mais de 4 meses ainda espero por uma resposta do IMT de Pedido aceito , para assim me enviarem a referencia MB dos 30 euros e endereço de envio dos documentos originais para assim emitirem uma Guia e voltar a conduzir. Agradeço celeridade nesse processo pois minha esposa e filhas precisam de mim.
Esta resposta tem um anexo privado
Alexandre Lopes avaliou a marca
7 de novembro 2021

Não cheguei a ser contactado pelo IMT, nem obtive qualquer resposta por email ainda sobre o meu pedido de troca do Titulo de condução estrangeiro pelo português, que já tive durante quase 30 anos e sem infrações graves que causassem a retirada da carta de condução. Vergonhoso o atendimento do IMT, mesmo com um cidadão português como já sou desde 1991, essa troca não ser presencial como era antes de Outubro de 2020, e ser somente online ainda, fazendo pessoas esperar, como conheço muitas pessoas a esperar mais de 1 ano por uma simples guia provisoria para conduzir, é uma vergonha para o país... A queixa que fiz aqui não me serviu de nada, a não ser perder tb por aqui mais do meu precioso tempo.