IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 89.2
2 IMT 88.3
3 IMPIC 75.2
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Trova de carta de condução estrangeira

Katarzyna Mikolajczyk apresentou a reclamação
21 de novembro 2020
No dia 18.09.2019 entreguei a minha carta de condução polaca e comecei o processo de troca para o título português na IMT em Faro. No mesmo dia foi-me entregue um documento que me permite conduzir no território português unicamente. Dito documento tinha validade de 6 meses que foi prolongado automaticamente devido às pandemia. Na altura fui informada de que a troca ia ser efetuada no prazo máximo de 8 meses. No entanto passaram já mais de 14 e ninguém me sabe informar, quando poderei de novo usufruir dos meus direitos plenamente.
Em setembro tentei várias vezes o contacto telefónico para saber o ponto de situação, foi me dito que em maio (!!!) foi enviado um e-mail (para endereços email que não têm nada a ver com a instituição que emitiu a minha carta de condução, um deles era dinamarquês, não polaco). No mesmo dia contactei as autoridades polacas para ver se houve pedido de validação do meu documento por parte da IMT, as quais informaram-me que no sistema europeu que permite resolver esse tipo de situações num clique não houve nenhum pedido pendente, tampouco receberam e-mail por parte das autoridades polacas. A seguir transmiti a informação obtida a IMT, por telefone, a IMT informou que não utiliza esse sistema europeu e resolve esse tipo de assuntos por e-mail. Posteriormente enviei um e-mail com o endereço e-mail correto para a IMT poder contactar as autoridades polacas, já que os transmitidos a mim não estavam corretos. Desde então é me impossível contactar a IMT em Faro. Tentei ligar, enviei e-mail para marcar uma reunião presencial para poder esclarecer a situação mas nunca obtive resposta.
Data de ocorrência: 21 de novembro 2020
21 de novembro 2020
Exmo(a) Katarzyna Mikolajczyk,

Agradecemos a sua exposição nr. 49329020 no dia 2020-11-21 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
4 de dezembro 2020
Continuo sem resposta. O telefone da IMT de Faro está com o sinal ocupado.
9 de janeiro 2021
Depois de falar com a infolinha geral recebi a informação de Faro de que o pedido de autenticação do documento foi enviado, mas não me foi indicado para qual entidade.
14 de janeiro 2021
Exmo(a) Katarzyna Mikolajczyk,

Informamos que o assunto exposto foi reencaminhado aos serviços recetores do processo em questão.
Atualizaremos esta informação oportunamente.

Com os melhores cumprimentos
13 de fevereiro 2021
Está semana, após quase 17 meses, finalmente recebi a carta de condução.
Katarzyna Mikolajczyk avaliou a marca
13 de fevereiro 2021

Não gostei da experiência com a IMT, sobre tudo pelo facto de falta de contato e possibilidade de comunicação.