IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 89.2
2 IMT 88.3
3 IMPIC 75.2
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMTT - Documentos de Identificação. Fraudes e Falsificações.

António Páscoa
António Páscoa apresentou a reclamação
19 de agosto 2016

Esta manha apresentei-me para fazer o exame de código correspondente à carta de condução de Mota (categoria A), no Centro de Exames Anieca em Braga.
O documento identificativo de que me fiz acompanhar foi a carta de condução, cuja emissão é coordenada por V/ ex.as junto da DGV. O cartão de cidadão e talão de renovação do mesmo foram apresentados na escola e aquando da marcação do exame de código.
Detetei um conjunto de irregularidades que emanadas pelo conselho diretivo do IMTT, que desrespeitam a própria instituição e que descredibiliza o próprio conselho diretivo da mesma, a saber:

» Na entrada foi-me dito para entregar o telemóvel, desligado, na secretaria porque não pode entrar na sala de exames. Perguntei porquê e mostraram-me uma Deliberação (sem número ou referência) que referia explicitamente que os telefones não podem entrar nas salas de exame porque são utilizados para copiar e para aldrabar os exames. Meus caros, sou licenciado pela Universidade Católica, tenho 2 mestrados internacionais (Master in Business and Administration) e nunca aldrabei nenhum exame, com telemóveis ou qualquer outro meio. A maior parte das pessoas que conheço nunca aldrabaram nenhum exame.
Quando li a circular fiquei com a certeza de que Vocês não são honestos e aldrabam exames, conhecendo as diversas técnicas de enganar o inspetor que está na sala de exames. Somos como espelhos e o que transmitimos aos outros é o que somos. Felizmente grande parte das pessoas não é como os Sr,s, não copia nem aldraba. Felizmente a maior parte dos inspetores anula os exames quando presencia ilícitos.
Quando se virem ao espelho, a imagem que refletem é a Vossa e não é bonita de se ver - têm de viver com aquilo que são.

» Quando me pediram o documento identificativo entreguei a carta de condução juntamente com fotocópia do talão de renovação do cartão de cidadão. O original do talão de renovação do cartão de cidadão já havia sido entregue na escola de condução.
Não pude fazer o exame porque não consideram válida a carta de condução por se tratar de um documento suscetível de falsificação, daí ter de apresentar o original do talão de renovação do cartão de cidadão.
A emissão da carta de condução é efetuada a par de instruções do IMTT e é um documento válido em toda a União Europeia substituindo o cartão de cidadão em qualquer país da União Europeia. Ao viajar para qualquer país da Europa, o documento que substitui o cartão de cidadão é a carta de condução. O talão de renovação do cartão de cidadão não serve nem para fazer um voo do Porto para Lisboa, por ser suscetível de falsificação (trata-se de uma folha impressa numa vulgar impressora).
Meus caros, eu também nunca falsifiquei nenhum documento nem me fiz passar por quem não sou. Quase todas as pessoas que conheço nunca falsificaram qualquer documento nem se fizeram passar por outra pessoa. não gosto que me tratem como falsificador. Neste caso também vejo que têm muita experiência no tema e espelham essa capacidade, mas isso deveria ser um problema Vosso com o Vosso espelho e convosco mesmo ao verem o reflexo. Eu não tenho de ver a Vossa imagem de falsificadores refletida nas Vossas comunicações.
Adicionalmente, o documento que Vocês co-emitem não serve de documento de identificação para vos apresentar. Parece-me uma profunda incompetência da Vossa parte deliberarem nesse sentido e exporem-se a esse ridículo. Eu morreria de vergonha por fazer parte desse conselho diretivo.

» A Anieca e as Escolas de Condução deveriam exigir do IMTT e do Conselho Diretivo do mesmo profissionalismo e um comportamento ético, em vez de permitir que se confunda esta instituição pública com um bando de falsificadores e de pessoas que aldrabam exames, emanando avulsamente deliberações sem número ou referência de identificação dando a entender que ainda por cima são emanadas à sorte por conterem erros ortográficos, pelo conteúdo ser perfeitamente disparatado e por demonstrarem a ausência de comportamentos éticos.

Em pouco tempo deixarei de me relacionar e de me incomodar convosco, mas compete-vos limpar a cara e portarem-se como pessoas de bem, profissionalmente dedicadas e eticamente irrepreensíveis. Hoje são pessoas profundamente incompetentes e éticamente reprováveis. Quando se vêm ao espelho todas as manhas, a imagem que lá aparece é a Vossa, a imagem de alguém profundamente incompetente e sem ética moral. Vivam com ela ou mudem.

Data de ocorrência: 19 de agosto 2016
25 de janeiro 2018
Bom Dia,

Face ao exposto , apresentamos desde já as nossas desculpas quer pelo tempo de mora desta resposta, assim como por todo o transtorno que lhe possamos ter causado.

Junto em anexo, as duas deliberações suportadas por legislação, normativas da receção dos candidatos, a qualquer exame nos nossos serviços , para fazer face ao pedido de esclarecimento solicitado.

Aproveitamos ainda para divulgar a nossa linha azul, 808 20 12 12, serviço ao nosso cidadão de resposta senão imediata , no período máximo de 3 dias.

Com os melhores cumprimentos
Esta resposta tem um anexo privado
12 de março 2018

Consideramos este pedido resolvido.

Estamos , no entanto disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.

Com os melhores Cumprimentos.