Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
53,3%
Taxa de Solução
87,5%
Média das Avaliações
22,9%
Taxa de Retenção de Clientes
42,9%
Ranking na categoria
Institutos Públicos
1 IEFP 89.1
2 IMT 87.8
3 IMPIC 75.2
Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção
  • 217946700
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Av. Júlio Dinis n.º 11
    1069-010 LISBOA
  • geral@impic.pt

IMPIC - Portal disfuncional para declarações obrigatórias

Sem resolução
Nuno Biscaia
Nuno Biscaia apresentou a reclamação
5 de abril 2022
Mesma situação que outras descritas sobre o portal refere-se ao internet explorer que já não existe foi substituído pelo edge. Também não consigo submeter as declarações trimestrais porque obriga a atualizar o registo de início de atividade que por sua vez exige assinatura. Nada disto é admissível.
Mixórdia de explicações sobre versões de Java e IE que não se percebe, mais eventual configuração do browser para aquilo funcionar. Incompetência completa de quem concebeu o site. Não são os utilizadores que têm que tirar um curso de informática mas o informático que deve conceber o site para funcionar com os diferentes browsers e de forma fácil.
Por defeito assinei os documentos pedidos através a assinatura da Chave Móvel Digital, reconhecida pelo governo português e a união europeia. No entanto o site também não assume "submeter", nem "assinar". Ao preencher vai várias vezes abaixo, apagando a info já escrita e obrigando a retomar o processo. Não deveria haver qualquer obrigação das empresas serem obrigadas adquirir softwares a pagar que não sabem se vão efetivamente funcionar. Ando a tentar submeter a informação há 5 dias. Existindo a assinatura dos documentos pdf e outros através a assinatura da chave móvel digital porque é que o IMPIC não a aplica? Acresce que a empresa ao fazer login, já o faz com o número de contribuinte e uma password. Portanto não há qualquer justificação legal à recusa de submissão de informação ou devia o IMPIC fornecer o seu próprio certificado digital aos utilizadores. Não se percebe esta confusão nem o interesse do sistema de preenchimento, nuns casos dá para preencher formulários, gravar e retomar o preenchimento da informação mais tarde, noutros não, apaga toda a informação que se tenta facultar. Mesmo sendo ela validada com a assinatura da chave móvel digital. Acresce que é extremamente difícil falar com alguém no IMPIC, por norma nunca atendem o telefone.
Esta reclamação tem um anexo privado
Data de ocorrência: 4 de abril 2022
IMPIC
6 de abril 2022
Boa tarde

Uma vez que a comunicação está relacionada com dificuldades em comunicar as transações imobiliárias, deverá contatar diretamente este Instituto, para o email DIAA.Lei25@impic.pt e expor a situação, remetendo os print screen dos erros que aparecem ao tentar comunicar as transações imobiliárias, para que lhe possa ser dada resposta.

Com os melhores cumprimentos
Nuno Biscaia
7 de abril 2022
Exmos Senhores,

Já tinha enviado print screens para geral@impic.pt mas procederei novamente ao envio para o novo email como indicam. Isso não resolve a questão que deveria ser o IMPIC a fornecer o seu próprio certificado de assinatura digital como fazem por exemplo os bancos, evitaria estes transtornos informáticos. Também não invalida que o vosso departamento informático simplifique a arquitetura do site, nomeadamente a validação da submissão de documentos.

Cumprimentos cordiais,
Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.