INDAQUA Feira - Indústria de Águas de Santa Maria da Feira, SA

Indaqua Feira - Erro de diagnostico técnico e cobrança de vistorias desnecessarias

Antero Monteiro
Antero Monteiro apresentou a reclamação
17 de julho 2018 (editada a 20 de julho 2018)
Informam-me por carta que tenho uma ligação das aguas pluviais à rede pública de saneamento, exigem-me que faça obras para resolver a situação e intimam-me para mandar fazer vistoria técnica para provar que já corrigi a situação.
Acontece que presenciei a vistoria e que nada foi detectado na altura. Trata-se claramente de um erro no número de porta da minha casa.
De salientar que conheço bem a infra-estrutura da minha moradia e que não existe nenhuma ligação de aguas pluviais à rede de saneamento
Na prática vou ter despesas com vistorias sem que nunca tenha havido nada para corrigir, caso nada seja feito e por força do nº 2, alínea c) do artº 60 do Decreto Lei nº 194/2009 de 20 de agosto passarei a pagar a agua da chuva calculada pelo IPMA como sendo do saneamento.
Data de ocorrência: 17 de julho 2018
18 de julho 2018
Exmo. (a) Sr. (a),

Acusamos a receção da sua comunicação, que desde já agradecemos.

Vimos por este meio informá-lo de que o assunto se encontra em análise e que com brevidade lhe comunicaremos a nossa posição.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Departamento Comercial
1 de agosto 2018
Exmo. (a) Senhor (a),

Vimos pela presente informar que a reclamação em apreço foi devidamente analisada e a competente resposta foi enviada ao reclamante na presente data para o esclarecimento/resolução das questões apresentadas.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Bruno Brito
Diretor de Engenharia
Antero Monteiro
Antero Monteiro avaliou a marca
20 de agosto 2018

Recebi uma resposta algo confusa em que não indicam claramente que posso estar descansado que o problema está resolvido, é provavelmente uma questão de português. (quero acreditar que está resolvido pelo exposto nos dois pontos da informação que transcrevo) "N.ª Ref.ª: BB/CLTS/ME-12444 Exmo. Senhor, A INDAQUA FEIRA é a Concessionária responsável pela Exploração e Gestão dos Serviços Públicos Municipais de Abastecimento de Água e Saneamento no concelho de Santa Maria da Feira, por Contrato de Concessão assinado com o Município de Santa Maria da Feira, em 3 de dezembro de 1999. Nessa qualidade, e no âmbito do plano de deteção e eliminação de infiltrações de águas pluviais no sistema público de drenagem de águas residuais, efetuámos, em 20 de julho de 2018, uma vistoria ao imóvel sito na R. de Aldriz, 241 em Argoncilhe, para verificação da potencial irregularidade previamente identificada, e comunicada, relativa à ligação de águas pluviais à rede pública de drenagem de águas residuais. No decurso da vistoria sobredita, constatámos que não foi confirmada a suspeita de ligação ilícita de águas pluviais ao sistema público de drenagem de águas residuais, sendo que: • os sistemas prediais, de águas residuais e pluviais, são separativos; • as caixas de visita do sistema predial encontram-se impermeabilizadas e as tampas estão dotadas de fecho hidráulico. A Indaqua Feira, aproveita ainda para informar que, conforme descrito no artigo 115º do Decreto Regulamentar n.º 23/95, de 23 de agosto, “consideram-se equiparadas a águas pluviais as provenientes de regas de jardim e espaços verdes, de lavagem de arruamentos, passeios, pátios e parques de estacionamento, normalmente recolhidas por sarjetas, sumidouros e ralos.” e que, de acordo com o artigo 198º do mesmo Decreto Regulamentar, “a montante das câmaras de ramal de ligação, é obrigatória a separação dos sistemas de drenagem de águas residuais domésticas dos de águas pluviais.” Totalmente disponíveis para esclarecimentos adicionais, enviamos os nossos melhores cumprimentos, Bruno Brito Diretor de Engenharia"