Fornecimento de Água
Indaqua Oliveira de Azeméis63
INDAQUA Oliveira de Azeméis S.A.

Indaqua Oliveira de Azeméis - Corte de água

H. Bastos
H. Bastos apresentou a reclamação
7 de janeiro 2019
No dia 3 de Janeiro cortaram o abastecimento de água à minha casa. Fui verificar o que se passava e encontrei uma factura do mês de novembro com data limite de pagamento para 29-11-2018, que não tinha sido paga até então. Entretanto, fora emitida a factura do mês de dezembro, que foi paga no próprio dia da emissão (12-12-2018).
Acontece que no dia 18-12-2018, às 10:28 a IndaquaOAZ enviou-me um SMS com o seguinte:
"Indaqua OAZ alera que V Exa mantem uma divida por liquidar. Evite o processo judicial e dirija-se ao nosso atendimento ou ligue 2566690325".
No mesmo dia, às 11:51 enviou-me um SMS com seguinte:
"Indaqua OAZ Por favor não considerar SMS anterior. será enviada correta dentro de momentos. Caso de duvida contactar 256690150".
Apesar de ridícula, a situação não me causou dúvida, era bastante clara, por isso não contactei a Indaqua e tal como o SMS mencionava, fiquei a aguardar a tal SMS "correta". Até hoje estou à espera.
Para meu espanto, no dia 3, chego a casa e verifico que a ligação foi cortada. Fui verificar à caixa de correio e não encontro nenhum aviso, fui verificar o meu telemóvel e nem SMS, nem email, nada. Não recebi qualquer aviso de corte, nem por carta.
Desloquei-me às instalações da Indaqua no dia 4, e fui informado que as SMS enviadas foram um "bug" do sistema informático, que por sinal naquele mesmo dia também não estava a funcionar. Reclamei e informaram-me que iam fazer a religação e que teria de me deslocar novamente às instalações da Indaqua hoje, dia 7, para esclarecer este assunto, pagar a taxa de religação e não me voltarem a corta a ligação da água no dia 8 (mais uma situação caricata).
Ou seja, a Indaqua "enganou-se" e enviou-me um SMS a dizer para aguardar por uma correcta informação sobre uma possível dívida. Enganou-se e enganou-me porque até hoje não recebi nada. Aguardei e o que "recebi" foi um corte de abastecimento de água. Não enviou, ou pelo menos não garantiu a entrega, do "aviso de corte", não chegou nada à minha caixa de correio. Enviou a factura do mês seguinte ao mês de "atraso" e não mencionou a forma de pagamento do possível valor acumulado em atraso.
Para cortar o abastecimento de água são muito expeditos, fosse assim em todas as suas acções e não teria acontecido este problema que considero grave.
Porque é que na factura do mês seguinte não mencionam o valor e forma para pagar possíveis valores em atraso? Qual o objectivo? Pretendem mesmo cortar o abastecimento de água aos clientes para estes pagarem as taxas de ligação? Porque é que verificaram um erro no sistema informático e não se apressaram a esclarecer a situação com os clientes? Perdi 3 horas do meu horário de trabalho para "esclarecer" este assunto. Paguei taxa de religação por incompetência da Indaqua. Vão pelo menos devolver-me o valor?
Obrigado.
Data de ocorrência: 7 de janeiro 2019
21 de janeiro 2019
A reclamação apresentada foi devidamente analisada e a competente resposta foi enviada ao reclamante a 21-01-2019 para o esclarecimento/resolução das questões apresentadas.