43.9
Whirlpool Portugal SA

Indesit Electrodomésticos - Avaria da máquina de secar dentro da garantia

Goreti Martins apresentou a reclamação
12 de fevereiro 2019

Comprei uma máquina de secar Hot Point na Worten do Norteshoping.
Passados 1 ano e uns dias a máquina deixou de concluir os programas. Chegava ao fim do tempo do programa e não disparava. Podiam passar 2 ou 4horas do fim do tempo que não disparava. E o display, o visor do controlo eletrónico estava ressuado (bolhas de água) por dentro. Solicitamos numa loja Worten a assistência.
Passados uns dias marcaram a visita, e o técnico a caminho de minha casa, ligou-me a pedir que colocasse a máquina a secar que já vinha a caminho. Assim o fiz. Quando chegou, tirou a tampa superior da máquina e ao vê-la a trabalhar disse que a máquina não apresentava qualquer problema e que o facto o visor estar com água por dentro era normal. Agora pergunto, uma peça eletrónica com agua por dentro é normal?!? Não deixou se quer a máquina terminar o programa para ver se ela desligava ou não, como é que conclui que ela não tem avaria?!
Fez o relatório de que a máquina não apresentava qualquer avaria e pediu-me 27,00€ pela deslocação, que eu era obrigado a pagar porque a maquina não tinha avaria nenhuma. Recusei-me a fazê-lo, porque a máquina tem avaria e está dentro da garantia. Disse que podia não pagar, mas que se voltasse a necessitar da assistência, não viriam até que esse valor fosse regularizado. Só por isto, já parece má fé!
Uns dias depois, a máquina apresenta novos problemas. Além de continuar a não disparar, não seca (passadas 3horas e tal do programa), e a pouca água que sai não vai para a gaveta, mas para o chão. Fiz nova reclamação ao qual a worten responde que por não ter sido pago o valor dos 27,00€ anteriores, a assistência não vai ver a máquina. Que sendo assim, assume esse valor e pediu para aguardar o contacto por parte da assistência. Uma semana depois, e depois de eu ter que pagar para secar a roupa fora, tendo uma máquina inutilizada em casa, não houve qualquer contacto.
Dirigi-me á Wortem novamente, apresentando uma relação no livro de reclamações, pedindo a devolução da máquina, ou a troca por uma nova, visto já não confiar na assistência técnica. Porque quando um técnico me diz que uma placa eletrónica com água é normal, certamente não tem a mínima consciência do que diz! Ao que a Wortem me responde que só com a autorização da marca. Assim sendo, no meu direito de consumidor, pedi a devolução ou troca por um equipamento novo. Não confio na assistência, e peço que reconsiderem os técnicos que admitem, se têm ou não qualificações para o cargo.
Contactei a marca, que me disse que após confirmar com a assistência, nada pode fazer! Porque segundo o técnico, água dentro de uma placa eletrónica é normal porque se deve ao local e condições ambientais em que o equipamento está instalado. Ora, eu tenho a máquina na cozinha á temperatura ambiente. Terei que coloca-la no quarto de dormir com o ar condicionado ligado para ela não ganhar água dentro da placa eletrónica? é que de eletrónica não percebo muito, mas acho que com agua não combina muito bem. Dia a marca, que se eu quiser nova assistência tenho que pagar o custo. Caso contrário, tenho que ficar com uma maquina avariada dentro da garantia, que foi mal diagnosticada por má fé ou pura incompetência! E a marca, que se diz prezar e respeitar o cliente acima de tudo compactua com isto! Por seu lado a Worten nada faz, que foi onde eu comprei a máquina.

Data de ocorrência: 12 de fevereiro 2019
13 de fevereiro 2019
Exma Senhora,

Acusamos a recepção da sua prezada comunicação escrita, que mereceu a nossa melhor atenção e agradecemos.

Informamos que iremos analisar a situação exposta.

Melhores Cumprimentos,
14 de fevereiro 2019
Aguardo resposta
18 de fevereiro 2019
Cá está a foto (tirada antes da visita do técnico conforme data no telemóvel), em que o técnico diz ser normal uma placa eletrónica ganhar agua por dentro
8 de março 2019
Ainda está em análise? Precisam de alguma ajuda?