40.6

Indesit Electrodomésticos - Combinado MBA 45D2 NFE

Paula Cristina apresentou a reclamação
20 de agosto 2016

Boa tarde
venho por esta via apresentar a minha reclamação aos serviços da Ariston referentes ao combinado acima referido. Tenho este combinado, adquirido usado, e de uns tempos a esta data ele tem tido alguns problemas de congelação. Sendo um combinado caro resolvi contactar a Ariston dia 10/08/2016 para o envio de um técnico especializado da marca. Neste contacto telefónico foi-me informado um "seguro" para equipamentos usados que me daria a oportunidade da deslocação e reparação técnica sem custos exceto a "mensalidade" do seguro. Como parecia logico, aceitei este seguro por 16.50€/mês durante 12 meses. Muito prestavelmente a colaboradora da Ariston anotou os meus dados, fez a apólice e em menos de 48h após o contato o técnico estava no meu domicilio. Aqui começou o meu "problema"! O técnico da empresa Eletro Paradela revelou-se um "desastre", disse mal da marca, não sabia explicar o problema do combinado, desdenhou a garantia e só soube informar q "pode ser isto" "pode ser aquilo" "pode ser ... ", "pode ser...", "pode ser..."! Disse-me que eu teria de desligar o meu combinado 48h para este descongelar por completo pois estaria "bloqueado" e que isso possivelmente resolveria a situação. Ok, mesmo achando a solução simplista, e não gostando da prestação técnica, resolvi fazer o sugerido. Sexta feira 12/08/2016 por volta das 11h desliguei o combinado e aguardei para o ligar até domingo 14/08/2012 pelas 12h. Segui também outras indicações do técnico como desnivelar um pouco o combinado, e colocar um tubo retrátil na zona do motor onde estava uma "mangueira" que não deveria estar. O técnico reclamou que o combinado já tinha sido mexido por outros, que o motor não tinha tampa e que a dita mangueira "podia ser" um dos causadores do problema. - o problema do combinado é que faz frio em excesso, acumula gelo na resistência, chegando a bloquear a ventoinha que espalha o frio por todo o aparelho levando ao colapso do mesmo - Após seguir, como referido, todas as indicações técnicas, e passado as 48h, religuei o combinado... surpresa das surpresas! passado menos de 24h, segunda-feira 15/08/2016 reparei que o combinado não desligava e que já se começava a notar, de novo, gelo nas resistências. Sendo dia 15 feriado, aguardei pelo dia seguinte e voltei a contactar a Ariston. Expus o problema e muito gentilmente me foram indicados os dados da minha apólice e pediram que contatasse a Domestic n General que era a seguradora. Assim fiz, expus novamente o caso e foi-me referido que o técnico voltaria a minha casa para dar continuidade ao processo. Fiquei a aguardar contato do técnico. Quinta feira 18/08/2016, 48h após o contato, voltei a ligar para a seguradora a questionar a demora do técnico e, nada sabiam dizer embora tivessem apresentado uma "reclamação" pedindo ao técnico que fosse contatada o mais breve possível. Sexta-feira 19/08/2016 voltei a contatar a Domestic n General e disseram-me que o técnico tinha 3 dias uteis para responder ao estado da reparação e, como tal, eu teria de aguardar até segunda-feira seguinte. Não achei coerente a resposta, um combinado em mau funcionamento não é agradável de ter, e decidi contatar de novo a Ariston. Uma vez mais fui atendida com amabilidade e simpatia e, de imediato se disponibilizaram para tentar saber o estado da situação, dizendo-me que até ao final desse dia teria um contato técnico a informar o que se passava e o porquê da demora. Aguardei e umas horas depois fui contactada pela Ariston a informar-me que o técnico tinha tido um atraso na entrega da conclusão da reparação e que este tinha dado o combinado como IRREPARAVEL pois não tinha a tampa do motor e a dita mangueira estava alterada (ja acima referido). Como tal a Ariston ia informar a Domestic n General para anular a apólice e não me ser cobrado nenhum valor... Aqui começou a minha indignação! Então a Ariston sugere uma apólice sabendo que o combinado tinha sido adquirido usado, e depois quando "entram no bolso deles" já não quer segurar o equipamento?
Mas que raio de serviço é este?
Entende-se que ninguém anda aqui para perder dinheiro, mas não é da responsabilidade da Ariston - Uma vez que foram eles que sugeriram a dita apólice - responsabilizar-se pela reparação/substituição do combinado? Não sabem que um equipamento adquirido usado pode ter sido mexido por outros técnicos? Como poderia eu saber que o motor não tinha tampa ou que a mangueira não era original?!?! Como é que um técnico credenciado, responsável por uma marca no mercado, me diz mal da marca, me diz que o meu combinado não presta, e do nada, sem informar atempadamente a companhia ou a seguradora, fecha a reparação como Irreparável?
Não acho bem esta situação! A Ariston devia ter mais cuidado ao sugerir seguros, nos técnicos que a representam e, no meu caso, deveria responsabilizar-se pela reparação do combinado! Se eu quisesse que um técnico qualquer mexesse nele não teria contactado a marca!
E agora o que faço?! Deito mais de 500€ ao lixo porque um técnico credenciado da marca não quer ter trabalho na reparação?
Ajudem-me!

Data de ocorrência: 20 de agosto 2016
24 de agosto 2016
Isto de reclamar online tem que se lhe diga... Então hoje vou ver o extrato bancário e está debitado o valor da seguradora do Combinado... Ao ligar para a Domestic n General informam-me que desde ontem ao fim da tarde, 23/08/2016, têm informação que a Ariston vai enviar o técnico para proceder à reparação do Combinado! Irei ser contactada...

Será?!?!?
24 de agosto 2016
E mais desenvolvimentos... Tomei a decisão de contactar a Ariston... Expliquei tudo uma vez mais e eles NÃO SABEM DE NADA! Para eles o combinado é irreparável... Não sei que serviços eles têm mas que parece uma total desorganização... ah isso parece!
E esta heinm?
26 de agosto 2016
Bom dia

Relativamente à reclamação apresentada, a mesma encontra-se em análise, pelo que, solicitamos que aguarde nova informação da nossa parte.

Desde já agradecemos a compreensão dispensada.

Com os melhores cumprimentos
Serviço de Apoio ao Cliente
27 de agosto 2016
From: Atencao ao cliente [mailto:atencao_ao_cliente@whirlpool.com]
Sent: 26 de agosto de 2016 17:34
Subject: Re: Combinado Ariston MBA 45D2 NFE

Estimada Cliente,

Analisámos com toda a atenção o seu e-mail, e desde já lamentamos a situação ocorrida com o referido Combinado.
A Qualidade dos Produtos e dos Serviços tem sido, desde sempre, uma prioridade claramente assumida pela Indesit Company perante os seus Clientes. No entanto, é sempre possível e desejável melhorar. É na prevenção das nossas insuficiências que apostamos. Porém, nem sempre o conseguimos completamente. As reclamações e opiniões dos nossos Clientes são um auxílio fundamental para que possamos detectar rapidamente qualquer anomalia que, apesar dos nossos esforços, se possa verificar.

Efectivamente a nossa marca disponibiliza aos clientes com equipamentos fora de garantia um Plano de Protecção (Repair+1), por um valor mensal de 16.59€ c/Iva durante 12 meses. O facto de o equipamento ser usado não invalida a adesão ao mesmo, no entanto, se o técnico verificar que já existiu alteração ao equipamento por outros serviço técnicos ou que a reparação não é possível por motivos técnicos/ económicos (por exemplo se não existir a(s) peça(s)), o plano é anulado sem qualquer custo para o Cliente, nem mesmo de deslocação do técnico. E no caso de já ter decorrido algum débito, o mesmo é devolvido ao cliente por parte da Seguradora Domestic & General. Esta informação é transmitida em chamada aquando da adesão ao Plano de Protecção.

Uma vez que a reparação não é possível, a seguradora é informada dessa mesma situação e o plano será cancelado, relembrando uma vez mais que não lhe será cobrado qualquer valor ou, no caso de já ter sido debitada alguma prestação, esse valor ser-lhe-a devolvido na sua totalidade. Caso tenha alguma dúvida sobre a questão de cancelamento do plano, aconselhamos a que contacte a Domestic & General pelo 707 786 675.

Reiteramos também que nos encontramos à sua inteira disposição para qualquer questão.

Atentamente

Atenção ao Cliente
27 de agosto 2016
Boa noite

São palavras muito “bonitas” mas não correspondem inteiramente à verdade. E como as chamadas são/podem ser gravadas seria melhor reverem a oferta do serviço que me foi feita.

No caso do seguinte paragrafo:
“O facto de o equipamento ser usado não invalida a adesão ao mesmo, no entanto, se o técnico verificar que já existiu alteração ao equipamento por outros serviço técnicos ou que a reparação não é possível por motivos técnicos/ económicos (por exemplo se não existir a(s) peça(s)), o plano é anulado sem qualquer custo para o Cliente, nem mesmo de deslocação do técnico. E no caso de já ter decorrido algum débito, o mesmo é devolvido ao cliente por parte da Seguradora Domestic & General. Esta informação é transmitida em chamada aquando da adesão ao Plano de Protecção.”

- (...) é anulado sem qualquer custo para o Cliente, nem mesmo de deslocação do técnico
NUNCA me foi informado que poderiam haver custos com a deslocação do técnico, antes pelo contrário, fui informada que nada teria a pagar excepto o seguro mensal, nem mesmo que o seguro poderia ser anulado sob qualquer circunstancia.
- (...) Esta informação é transmitida em chamada aquando da adesão ao Plano de Protecção
NÃO me foi transmitida esta informação. E se houve algo que eu frizei foi que o combinado foi adquirido em 2ª mão e, como tal, eu não tinha conhecimento do que tinha sido efectuado no mesmo.

Mas aparentemente vocês já decidiram, ou melhor, um técnico que em nada parecia conhecer o equipamento nem saber/ter a minima ideia do que se passava, decidiu que o equipamento não vale a reparação... é de lamentar uma situação assim que acaba com um jogo do empurra entre seguradora e Ariston e em que nenhuma se responsabiliza pela péssima qualidade/assistência do técnico que os deveria representar e que, no entanto, só desdenhou a marca.
31 de agosto 2016
Boa tarde

Da nossa parte reiteramos a informação prestada anteriormente, considerando que da nossa parte foram transmitidos os dados/esclarecimentos relativos ao processo de assistência.

Com os melhores cumprimentos
Serviço de Apoio ao Cliente