40.6

Margarida Rosa Dias da Costa Malheiro
Margarida Malheiro apresentou a reclamação
28 de abril 2014

Bom dia
Tenho um combinado hotpoint ariston modelo SBM1812NF que me deu problemas desde que o comprei em 07-04-2012 e sempre referi que faz barulho constantemente
1. Em 24/09/2012 Mudaram a porta do congelador, continuou a fazer barulho constante
2. Em 11/01/2013 Mudaram o ventilador
3. Continuei a reclamar do barulho, foram lá e disseram que era normal (não acreditei, falei com pessoas que têm igual e não faz o barulho que o meu faz). Li as instruções e verifiquei que não é normal
4. Antes de 15/10/2013 foram a minha casa e detectaram que de facto fazia barulho estranho e nessa data (15/10) levaram-no, disseram que poderia ser do termostato ou módulo que serve de termostato, entregaram-no dia 1/11/2013, e disseram que mudaram o motor, como fui para fora nesse fim-de-semana não pude verificar.
5. Em Novembro de 2013 foram a minha casa, ajeitaram o combinado e disseram que não ia fazer mais barulho.
6. Em, aproximadamente,18 de janeiro de 2014 foram lá novamente e levaram umas gravações que fiz onde demonstra que o combinado faz barulho de 10 em 10 minutos
7. Como não tive contacto de ninguém depois do técnico lá ir, telefonei na semana seguinte onde me disseram que o assunto já não estava na Lidersat mas sim na Ariston. Telefonei para a Ariston e disseram-me que o assunto estava no departamento de qualidade.
8. Escrevi em Fevereiro um email a pedir informações e responderam “Informamos que a apos relatorio de tecnico, situação encontra-se em analise na nossa area de qualidade em conjunto com o tecnico da intervenção.
Pedimos que aguarde mais informações da nossa parte.”
9. Escrevi em 11 de Fevereiro uma carta registada com aviso de recepção ao qual não responderam.
10. Enviei email a dizer que se não me respondessem que ia para tribunal, telefonaram-me a dizer que a direcção tinha decidido que os decibeis provocados pelo barulho eram normais, para eu pôr o gravador mais longe.... Conclusão não perceberam que o problema não é a intensidade do barulho mas a sua constância... andei a fazer gravações de 3 horas para que? Disse-lhes isso e falaram que iam contactar a direcção. Paralelamente telefonou-me outra rapariga e disse-lhe o mesmo.
11. Enviei email com alguns emails trocados com a empresa que fez a assistência, de forma a comprovar que o ponto chave estava na constância e não na intensidade.
Até hoje ainda não tive mais nenhuma resposta

Cumprimentos

Data de ocorrência: 28 de abril 2014
14 de maio 2014

Somos por este meio, a acusar a receção do vosso mail datado de 30.04.2014, o qual mereceu a nossa melhor atenção e, que de seguida passamos a responder.

Se nos é permitido, começaremos a nossa resposta pela análise dos documentos enviados ao nosso concessionário pelo cliente, documentos onde o mesmo cliente reproduz uma análise feita aos tempos de descanso (entenda-se paragem), e de trabalho dos vários componentes do eletrodoméstico.

Afirma-se a certa altura do mesmo documento que, e citamos “Em suma não consigo ter mais do que 10 minutos seguidos de silêncio…..”, permitam-nos um primeiro comentário a esta afirmação, de facto o cliente tem razão no que diz, no entanto perguntamos o que estamos a considerar como silêncio, será quando nenhum componente do aparelho está em funcionamento? Se sim então estamos de acordo com o cliente, só que este tipo de aparelho foi concebido para trabalhar de uma determinada maneira e, não estando a admitir ou assumir de maneira alguma, que os ruídos produzidos pelo normal funcionamento do aparelho estejam fora dos parâmetros, para nós o funcionamento do aparelho é perfeitamente normal.

Continuando na análise ao documento, o compressor trabalha aproximadamente com uma periodicidade de 30 minutos, e uma duração de funcionamento de aproximadamente 10 minutos, o que significa que descansa 20 minutos, no entanto e como atrás foi referido o aparelho foi concebido para funcionar de uma determinada maneira, funcionamento esse e porque se trata de um aparelho com sistema de frio No-Frost, faz com que o ventilador continue a trabalhar por um determinado período de tempo, após o compressor ter cessado o seu funcionamento, este procedimento é perfeitamente natural neste tipo de aparelhos para assim otimizar e ao mesmo tempo homogeneizar a temperatura no seu interior.

Pelo que atrás foi referenciado e, tendo em consideração o facto de que ao local já se deslocou um colaborador, que da sua análise não detetou nada de anormal, somos levados a concluir que o aparelho está a funcionar nas devidas condições.

Com a forte convicção de que estamos a prestar um bom serviço, encontramo-nos ao vosso dispor para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Atentamente

14 de maio 2014
Boa tarde

Agradeço desde já a resposta.
Tenho perguntado a toda a gente que vou encontrando e ninguém acha normal o que se passa com o meu combinado. O combinado faz o mesmo barulho que fazia desde o inicio, se é normal, porque trocaram a porta do congelador, porque trocaram o ventilador e porque trocaram o motor e em todos os casos os homens disseram que de facto o barulho não é normal?
Inclusive da penúltima vez que lá estiveram o senhor disse logo que era do módulo termostato e mudaram o motor (em vez do módulo).
Eu já tive outros e nunca tive problemas desses, que eu saiba em nenhum caso o motor está a trabalhar de 25 em 25 minutos, em nenhum caso o motor guincha, berra etc, em nenhum caso o ventilador está de 20 min de 10 em 10 min a funcionar mesmo quando tenho o frigorífico a congelar a comida.
Tenho testemunhas de pessoas que até têm combinado igual ao meu e em 2/3 horas que estive na casa delas não ouvi um pio de ventilador e/ou motor.
Isto é um exemplo do que analisei, pena não conseguir por aqui o mp3
aos (em minutos na gravação)
00:00:00 Silencioso
00:01:40 começa o motor e o ventilador
00:12:37 Só ventilador
00:20:47 Silencioso
00:30:49 começa o motor e o ventilador
00:40:20 Só ventilador
00:50:30 Silencioso
00:58:18 começa o motor e o ventilador (reparem bem nesta parte)
01:08:00 Só ventilador
02:22:36 começa o motor e o ventilador
02:32:30 Só ventilador
02:45:35 Silencioso
02:51:00 começa o motor e o ventilador
Mais vale dizerem que não querem resolver o meu problema!!!

Os meus cumprimentos
13 de junho 2014
Muito boa tarde.

Vimos por este meio informar que a 13-05 somos a enviar o nosso parecer em relação ao processo em questão.
Para informar que uma vez mais mantêm a Marca a sua posição em informar que o equipamento pela análise que foi feita não apresenta qualquer anomalia.

Com os melhores cumprimentos
27 de junho 2014
Boa tarde

Nunca mais comprarei algo da vossa empresa!!!
E ainda não sei se não farei queixa vossa ao tribunal!!!

Passem bem
1 de julho 2014
Muito boa tarde.

Lamentamos informar uma vez mais que após termos submetido a análise a reclamação apresentada pela cliente e estarmos cientes da nossa resposta, somos a reiterar o nosso parecer, informando que mantêm a marca sua posição ta como vem transcrito mais abaixo em mail.

Com os melhores cumprimentos
16 de outubro 2018
Este problema nunca foi resolvido
7 de dezembro 2018
Ao fim de 2 anos começou a descascar e a aparecer ferrugem.
Margarida Rosa Dias da Costa Malheiro
Margarida Malheiro avaliou a marca
7 de dezembro 2018

A marca fechou como resolvida e nunca ficou resolvida, aliás ao fim de 2 anos começou a descascar e a ter ferrugem

Inacreditável!!!

Eu tenho um Ariston. Foi caro e não vale um caracol, segundo a pessoa que a usa. Diz que é pior que o velho que este frigorífico veio substituír, em termos de conservação, porque a comida estraga-se muito mais depressa.
O que eu posso concluír, disto, e outros casos, é que não vale a pena comprar caro e conhecido. Não garantem absolutamente nada! Aliás, algumas dessas marcas conhecidas até programam os seus produtos para avariar. Assim sendo, eu compro japonês, sempre que posso. Não sei lá porquê - com excepção de uma começada por "S" de 4 letrinhas apenas - os japoneses continuam a FAZER PARA DURAR.