Instituto Nacional de Emergência Médica

INEM - Assistência pelos bombeiros de Benavente a um idoso com avc

Amália Oliveira
Amália Oliveira apresentou a reclamação
22 de março 2022
No dia 11 de Março de 2022 pelas 10:30 foi pedido pelo serviço 112, pela minha mãe, assistência a um idoso com possível AVC. Os Bombeiros de Benavente responderam a esse serviço e quando chegaram à residência do idoso (meu pai) puseram em causa a razão da chamada, alegando o estado de aparente normalidade do meu pai.
A minha mãe e a senhora lhes presta assistência diária explicaram a situação e pressionaram para que o meu pai ao hospital, o que foi sempre questionado pelos bombeiros.
Quando deram entrada no Hospital de Vila Franca, os bombeiros em questão não sinalizaram a possibilidade de AVC omitindo mesmo os sinais que lhes tinham sido apresentados e a razão pela qual tinham sido chamados.
Dada a situação atual (Covid) que impossibilita o acompanhamento de um doente na ambulância por um familiar e também o facto de nenhuma das filhas viver próximo dos meus pais, só ao fim de 3 horas de espera é que consegui, eu, perceber que o meu pai não estava sinalizado com possível AVC e tinha pulseira amarela. Após conseguir dar essa sinalização o médico procedeu ao diagnóstico e teste, tendo confirmado a existência de AVC já instalado.
Considero que os bombeiros não atuaram como deviam, tendo negligenciado o doente que transportaram.
Mais tarde às 23h dirigi-me ao Quartel de Bombeiros de Benavente para apresentar a Reclamação que aqui escrevo, mas foi-me negado a apresentação do Livro de Reclamações. No sábado (12 de Março) pela manhã dirigi-me novamente ao Quartel e mais uma vez foi-me dito que não tinham o Livro.
Data de ocorrência: 11 de março 2022
INEM
5 de abril 2022
Exmo. Sr.ª,

Informamos que a situação relatada foi analisada e que os devidos esclarecimentos foram remetidos por e-mail.

As reclamações apresentadas pelos utentes permitem ao INEM implementar processos de melhoria relacionados com as suas áreas de atuação.

Melhores cumprimentos,
Gabinete de Marketing e Comunicação