Instituto Nacional de Emergência Médica

INEM - Atendimento do numero de emergencia 112

Pedro Costa
Pedro Costa apresentou a reclamação
20 de abril 2014

Na passada noite, dia 19-04-2014, por volta das 23:45, entrei em contacto com o 112 para denunciar uma situação de pancaria na praça dos leões no porto. A pessoa que me atendeu, do sexo masculino, após eu ter dito o que se passava e onde se passava, sendo o mais breve possivel, ele rerpondeu dizendo "Você conhece-me de algum lado para estar a tratar por tu...!" Eu fiquei tão desprevenido que até olhei para o telemovel para ver se não me tinha enganado no numero, voltando a pôr o telemovel no ouvido e respondi a essa pessoa "Estou a telefonar para o 112, correto!?" Após isto a pessoa entrou em contato com a psp para reportar a situação..

O pior de tudo é estas pessoas acharem que estão a fazer o favor a alguem assim como se acham melhores que todos os outros. Essa pessoa, que adorava conhecer, pensa que por ter formação em saúde é melhor que os outros.. Ele não sabe a minha formação, e muito menos não sabe com que fala. Segunda feira tentarei outros meios para avançar com uma queixa sobre este sujeito, visto que as chamadas são gravadas.

Data de ocorrência: 20 de abril 2014
INEM
12 de maio 2014
Exmo. Senhor Pedro Hélder Matos da Costa,

Agradecemos a sua mensagem, a qual recebeu a máxima atenção por parte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Não querendo retirar a V. Exa. a razão do motivo que originou esta reclamação, vimos informar que a mesma não diz respeito à nossa Instituição, como a seguir se descreverá.

É comum e frequente a confusão entre o INEM e o 112. Porém, como se tentará explicar de seguida, estes são, na verdade, serviços distintos, embora atuem com esforços conjugados. O número europeu de emergência - 112 – é comum a várias situações, como por exemplo, assalto, roubo, incêndio, etc., e é atendido em primeira linha por uma central de emergência da Polícia de Segurança Pública (PSP) que apenas canaliza para o INEM as chamadas que à saúde digam respeito.

Com efeito, como dispõe o Decreto-Lei nº. 73/97 de 3 de abril, “a exploração das centrais de emergência compete às forças de segurança (…), o qual deve prever o tratamento e seguimento adequados ao atendimento de chamadas de emergência” (Artigo 3.º, Ponto 3).

Deste modo, e como atrás ficou mencionado, apenas quando a situação que originou a chamada diz respeito à saúde, o agente da PSP reencaminha a chamada para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM. Ou seja, não são os elementos do INEM que efetuam o atendimento das chamadas do 112, mas apenas numa segunda fase, nas situações que tenham a ver com a saúde/emergência médica.

No caso que V. Exa. descreve, o atendimento do telefone ao ligar o número 112 não se ficou a dever ao INEM como agora compreenderá. Estamos certos que apenas o desconhecimento deste facto o levou a atribuir esta falha a este Instituto. Informamos, por isso, que a reclamação que V. Exa. nos endereçou deverá ser remetida à Direção Nacional da PSP, com a finalidade de se apurarem responsabilidades.

Pela nossa parte esperamos ter contribuído para desfazer um mal-entendido e informamos que continuamos disponíveis para qualquer outro esclarecimento.

Finalmente, reiteramos a motivação e disponibilidade do INEM para prestar cuidados de assistência pré-hospitalar a quem deles vier a necessitar.

Gabinete de Marketing e Comunicação
Instituto Nacional de Emergência Médica, IP