Instituto Nacional de Emergência Médica
  • Rua Almirante Barroso, 36
  • inem@inem.pt

INEM - Atendimento inexistente do 112.

Carlos Fernando Rodrigues Leal Henriques
Carlos Henriques apresentou a reclamação
13 de abril 2014

Venho denunciar uma situação ocorrida ontem dia 13/04/2014, quando tentei ligar ao 112 a solicitar uma ambulância, este estava inoperacional só ao fim de várias tentativas foi possivel fazer o contacto.
No contacto perguntaram de tudo menos de o envio de uma ambulância, peguei na minha filha e levei-a diretamente no meu carro particular ao HGO, enquanto a minha esposa continuava em conversações com o 112, após chegar ao Hospital a minha esposa amavalmente agradeceu o atendimento e disse que já não era necessário continuar a conversa uma vez que tinha acabado de chegar Às urgências do HGO.
É assim que os governantes deste pais "os Boys" gerem os milhões de impostos que somos obrigados a pagar.
Tenho 46 anos e se este Estado me desse hoje a escolher a opção de não usufruir nada deste e perder os descontos que fiz durante 28 anos, mas futuramente não pagar nem mais um tostão a este estado. assinava hoje na hora...
Estado de "merxxxxx" para o povo não para os "boys".

Data de ocorrência: 13 de abril 2014
INEM
17 de abril 2014
Exmo. Senhor Carlos Fernando Rodrigues Leal Henriques,

Agradecemos a apresentação desta reclamação, a qual receberá a máxima atenção por parte do INEM.
Iremos proceder ao levantamento de toda a informação relativa a esta situação e após análise da informação recolhida, retomaremos o contacto, dando as explicações devidas.
Para tal, pedimos-lhe que indique os seguintes dados:

- morada da ocorrência
- número de telefone utilizado para contactar a linha 112
- hora aproximada do contacto com a linha 112

Efetivamente, todas as reclamações são devidamente analisadas neste Instituto, pois essa é uma das formas que temos para melhorar continuamente a qualidade dos serviços prestados.

Aguardamos a informação solicitada, para os seguintes contactos:

- inem@inem.pt
- www.inem.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=27660
- Rua Almirante Barroso, 36

Com os nossos melhores cumprimentos,
Gabinete de Marketing e Comunicação
Instituto Nacional de Emergência Médica, IP
A emergência médica começa em si. Colabore com o INEM. Juntos, podemos salvar vidas!
7 de maio 2014
Fui contactado pelo INEM, enviei os dados pedidos por este e posteriormente facultei-lhes a hora da chamada para o INEM. Após uma troca de palavras no contacto com o INEM, a conclusão que cheguei é que não merece a pena ligar para o 112, porque as perguntas que fazem até enviarem um meio de auxilio dá tempo para o paciente falecer e ressuscitar.
Ainda lhes coloquei a questão se fosse sócio dos bombeiros se teria mais facilidade em conseguir auxilio, a resposta foi que não, uma vez que as Ass. de bombeiros tem um protocolo com o INEM e tem respeitar sempre a hierarquia das chamadas.
Depois deste telefonema informaram-me que iam averiguar o assunto e brevemente me dariam uma resposta por escrito.
INEM
27 de maio 2014
Exmos. Senhores,

Recebeu o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) uma reclamação apresentada a propósito do atendimento dado a uma situação verificada no passado dia 12 de abril de 2014. O INEM agradece o envio do mesmo, efetivamente, todas as reclamações são devidamente analisadas neste Instituto, pois essa é uma das formas que temos para melhorar continuamente a qualidade dos serviços prestados. Nesse sentido informamos, que a referida exposição também foi recebida diretamente neste Instituto, no passado dia 15 de abril do corrente ano, tendo sido analisada e enviada resposta dos factos apurados ao Reclamante no passado dia 7 de maio de 2014.

Melhores cumprimentos,

Gabinete de Marketing e Comunicação
Instituto Nacional de Emergência Médica, IP
Rua Almirante Barroso, 36 - 4.º piso - 1000-013 Lisboa
tele: + 351 213 508 108 / fax: + 351 213 508 183
E-mail: inem@inem.pt / * PROIBIDO *: www.inem.pt
28 de maio 2014
Depois de analisar a resposta do INEM chego a uma conclusão pessoal.
Ligar para o 112 está fora de questão.
Primeiro porque o atendimento é por hora de chegada e da disponibilidade destes.
Em segundo lugar pedir uma ambulância para qualquer necessidade não vale a pena.
Em suma, tive muito gosto em partilhar um caso da minha vida aqui no portal da queixa, a entidade INEM foi de uma prontidão em dar resposta ao meu "desabafo", mas como todas as entidades existe sempre uma imagem a conservar, apesar desta, na minha opinião não ser compatível com o serviço que é prestado aos utilizadores.
O 112 era visto pela minha pessoa como um meio de auxilio, como um transporte para o hospital, como algo "rápido" e não de um Call Center que visa distinguir o que é urgente ou não por alguém que está no local (sem capacidades psicológicas, mau ouvinte e em desespero) para dar continuidade a uma série de respostas que advém deste Call Center, que para mim não é mais que um sector de Vendas de Prestação de Serviços, se envia o auxilio ou não.... Sendo ainda para mais este auxilio enviado consoante as disponibilidades, logo Há que empatar (fazer mais perguntas) até que este fique disponível.
Depois deste novo desabafo, venho dar como terminada a minha queixa.
Muito obrigado.
Carlos Fernando Rodrigues Leal Henriques