Instituto Nacional de Emergência Médica

INEM - CODU - Transporte de doente

Cláudia Meira
Cláudia Meira apresentou a reclamação
10 de fevereiro 2019

Na passada madrugada de dia 25 de Janeiro para 26 de Janeiro, por volta da 0h16 o meu companheiro teve um fratura peniana. Chamei a ambulância que chegou prontamente ao local e contactou o CODU pois apesar do Hospital Garcia de Orta em Almada ser o Hospital da nossa zona de residência, não tem urgência de urologia e a fratura em questão só poderia ser tratada pela especialidade descrita. O bombeiro indicou isso ao CODU e pediu para o transporte ser efetuado para o Hospital São José em Lisboa, Hospital esse que tem sim urgência de urologia, o CODU rejeitou o transporte. Conclusão, tivemos que ir para o Hospital Garcia de Orta onde foram realizados todos os exames pré-operatórios, com a garantia que por volta das 8h00 da manhã teríamos transporte do Hospital Garcia de Orta para o Hospital São José. O tempo passou, e tivemos desde as 2h00 da manhã até às 7h00 na sala de espera do Hospital sem nenhum tipo de intervenção, pois o Hospital Garcia de Orta não tem urgência de urologia. Como o tempo passava e não tínhamos qualquer resposta questionei ao enfermeiro como estaria a questão do transporte, a resposta foi a seguinte: "afinal estão sem ambulâncias" (sic), questionei se poderíamos ir para o Hospital São José de táxi a resposta foi positiva e fomos.
Só quero deixar a nota que as horas que esperamos na sala de espera no Hospital Garcia da Orta, complicaram e muito na recuperação dos tecidos da fraturada e causaram imensos danos psicológicos. Tanto o Hospital Garcia de Orta, como os Bombeiros da Trafaria e o Hospital de São José tiveram uma postura exemplar e profissional, já a postura do CODU foi uma vergonha.
Atempadamente,
Cláudia Meira