Instituto Nacional de Emergência Médica
  • Rua Almirante Barroso, 36
  • inem@inem.pt

INEM - Desrespeito, má criação e má prestação de serviços

ana luisa barbosa da costa vale
ana vale apresentou a reclamação
28 de junho 2014

Boa tarde, chamo-me Ana Luisa Vale, tenho 25 anos e trabalho num bar na rua do almada. Uma noite, ouvimos um grito e fomos a rua e estava uma mulher caida no chão, completamente bebada, a importunar pessoas e a poder ser um perigo para si própria por andar no meio da rua onde haviam carros a passar. Pediram-me para ligar ao 112 já que a mulher estava caida no chão. telefonei e pedi que viesse uma ambulancia para a rua do almada porque havia alguem a precisar de ajuda. Em vez de me perguntarem a situação perguntaram-me que idade eu tinha, o que achei estranho, e eu disse obviamente 25. em seguida passaram para outro departamento, onde expliquei novamente a situação de que havia uma mulher bebada e com sinais de se poder magoar a si propria com comportamentos suicidas ou quase a entrar em coma alcoolico ao qual fui insultada com a simples resposta "estou a falar com a própria?" sugerindo a meu ver que me estavam a chamar de bêbada de seguida desligando o telefone na cara.

Data de ocorrência: 28 de junho 2014
INEM
9 de julho 2014
Exma. Sra. D. Ana Luisa Vale

Agradecemos a sua mensagem a qual recebeu a máxima atenção por parte do INEM.
Iniciámos de imediato o processo de levantamento de toda a informação relativa a esta situação.
No entanto, vimos por este meio solicitar que nos informe sobre o número de telefone utilizado para contactar com o 112, a respetiva morada da ocorrência (concelho, freguesia, rua, nº/lt., andar), a data exata da ocorrência e a hora aproximada.
O INEM recebe diariamente cerca de 3200 chamadas de emergência, como tal os dados aqui solicitados são essenciais para a localização da ocorrência.
Efetivamente, todas as reclamações são devidamente analisadas neste Instituto, pois essa é uma das formas que temos para melhorar continuamente a qualidade dos serviços prestados.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Gabinete de Marketing e Comunicação do INEM
inem@inem.pt
ana vale
3 de setembro 2014
a ocorrência ocorreu na rua do almada entre o nºo 229 e o 339, freguesia da vitória no Porto, no dia 27 de junho por volta das 11 - 01 da manha e o telefone do qual liguei foi 917794620

sobre esta entidade tenho muitas coisas a reclamar historias q nao lembram a ninguem, sou TAE numa entidade de socorro (CVP), um certo dia, num dakeles jantares de amigos, fomos acabar ah noite num bar no seixal chamado cacilheiro, para quem nao sabe, trata-se de uma embarção atracada na baia do seixal.
como toda a gente sabe, a quem nao saiba beber, e foi o q aconteceu a um individuo nesse bar. meteu-se com quem nao devia e foi para ao mar.
a verificar tal situação fui socorrer o sinistrado em causa,pois em pleno inverno(dezembro) a agua nao esta propriamente boa para banhos.
tirou-se a roupa ao individuo,ofereceu-se um cha quente pois o mesmo esta a entrar em hipotermia. ao avaliar o individuo verifiquei q estaria em risco de vida , naquele momento estava etilizado excessivamente quase em coma alcoólico,hipotermico e com feridas na cabeça derivado a ter batido com a cabeça nas rochas a quando o seu lançamento ao rio.
obviamente se sou eu q estou no local e com formação para socorrer, sou eu q tenho mais dados dos individuo, e nao e qualquer operador do inem, q tem mais dados q eu . liguei 112, identifiquei-me e passei a ocorrencia. quaqndo ao fim de uma mao cheia de perguntas, me dizem q tenho que telefonar para os bombeiros que nao era um caso para o inem. lol, entao disse q estava em causa a vida humana e os mesmo me disseram, ligue para os bombeiros. pedi para o fazerem e os mesmos negaram-se.
liguei para os bombeiros e os mesmos disseram que este serviço tinha q ser pago e q de momento nao tinham ambulancias , telefonei outra vez para o inem a relatar tal situação ,nais uma vez disseram q nao serviço para o inem , liguei novamente para os bombeiros, claro como estava em causa a vida humana disse que depois o sinistrado pagava o transporte. apareceram 20 minutos depois.
enrolaram o sinistrado num cobertor termico e foram em marcha de urgencia para o hospital alegando que o sinistrado estava com a temperatuara abaixo do normal e q possivelmente entraria em coma alcoolico visto ja nao reagir . tenho mais historia, mais isso fika para mais reclamações

perdesse a noção da vida humana em socorro quando o dinheiro fala mais alto, e quando os funcionarios q nos atendem que sentem impunes a prestação do mau serviço q nos prestam. certamente com os cortes ,ja nao processam as gravações das ocorrencia e por tal, sentem-se ah vontade para dizer o que querem e fazerem o que lhes apetece.

Uma vergonha. estamos entregues aos bichos. É pena os nossos telemóveis não gravarem automaticamente chamadas.

" Onde reclamar

Entidade Reguladora da Saúde (ERS): regula e supervisiona o setor público e privado de prestação de cuidados de saúde. Desde setembro de 2014, centraliza e trata as queixas dos utentes relativas a esses setores, bem como as do setor social. As suas funções desenvolvem-se no acesso a cuidados de saúde, na observância dos níveis de qualidade e na garantia da segurança. (...)
Portal: www.ers.pt
Telefone: 222 092 350 "

Já expus a minha situação neste site, no próprio INEM, e na ERS.