Instituto Nacional de Emergência Médica

INEM - Falta de assistência

Eduarda Soares
Eduarda Soares apresentou a reclamação
16 de junho 2022
Na madrugada de 16/06/22, por volta das 4:15 da manhã, fui acordada pela minha mãe. O meu pai, um senhor na casa dos sessenta anos, estava nos quarenta de febre. Na tarde anterior, tinha estado internado num hospital por ter tido um caso de hipotermia durante um exame. A médica que o atendeu deu-lhe alta, mas alertou que, em caso de febre, ele deveria voltar para o hospital.

Liguei para o 112 que passou-me a chamada para o INEM. A senhora que me atendeu foi bastante simpática, porém, após várias perguntas, decidiu que o meu pai tinha COVID e que não era necessário uma ambulância. Eu mencionei à senhora que ele tinha estado internado no dia anterior; então um caso de COVID não poderia ser, porque os hospitais tomam as devidas precauções com os seus pacientes. Eu tentei-lhe explicar a situação, mas a senhora simplesmente passou-me para a Saúde 24 sem me ouvir.

Mesmo que fosse um quadro de COVID, eu sublinhei que o meu pai estava claramente mal. Que estava “mais para lá do que para cá” (minhas próprias palavras para a senhora. Talvez tenha me expressado mal), que estava a vomitar e que respondia, mas não muito bem. Sublinhe-se aqui que o meu pai é um senhor que já é considerado idoso e idosos são grupos de risco. Se foi dito na chamada (e eu acho que era possível ouvi-lo a balbuciar durante a chamada) que ele não estava bem, mesmo se fosse COVID, acredito que ele merecesse algum tipo de assistência médica. Na minha confusão, desliguei a chamada e chamei um carro privado para o levar para o hospital. No momento, o meu pai está internado com uma infeção. Que não está relacionada ao COVID, mas sim ao exame do dia anterior.

Não necessito de nada, nem um pedido de desculpas; o meu pai há de ficar bem. Só quero sublinhar como esta situação poderia ser muito pior caso não tivesse escutado a minha intuição e insistisse que ele precisava de ir ao hospital. É necessário treinar melhor as pessoas que nos atendem. Os Portugueses merecem ser atendidos por pessoas que avaliem as nossas situações sem juízos de valor, porque não é só o COVID que dá febre. Especialmente nas pessoas mais frágeis à doenças.

Obrigada e bom feriado.
Data de ocorrência: 16 de junho 2022
INEM
15 de julho 2022
Exma. Senhora Eduarda Santos,

Solicitamos resposta ao pedido de informação enviado por e-mail, no passado dia 20 de junho, por forma a ser possível identificar e analisar a situação relatada.

Solicitamos que nos faculte informação sobre o dia, hora da chamada, morada de onde foi efetuada a chamada para o 112, bem como o número de telefone utilizado.

Só na posse dessa informação conseguiremos identificar a ocorrência, analisar a nossa atuação e voltar com uma resposta.

Melhores cumprimentos,
Gabinete de Marketing e Comunicação