Instituto Nacional de Emergência Médica

INEM - Falta de profissionalismo e eficácia

MARTA Santos
MARTA Santos apresentou a reclamação
26 de março 2019

Hoje, 26 de Março de 2019, perto das 19:30, fiz uma ligação para o INEM para pedir ajuda e reportar um atropelamento de um carrinho de bebé a que assisti momentos antes. Já em contacto com o INEM, fizeram algumas perguntas, depois de eu tentar identificar o local do acidente, nomeadamente qual a freguesia do local, tendo eu informado que desconhecia o nome da freguesia. Contudo, informei que estava em Viseu, identifiquei locais - com o nome das rotundas ali situadas - e, quando me perguntaram se o bebé estava acordado, respondi que não sabia, pois tive de avançar no trânsito para encostar e telefonar. Então, quem me estava a atender disse eu não queria colaborar. Fiquei atónita! Perguntei se queria que me deslocasse ao local.
Perante aquela desajustada afirmação, perguntei o nome da pessoa que me estava a atender, ao que a mesma respondeu que já se tinha identificado no início do telefonema e não tinha de voltar a fazê-lo. Tive de insistir mais duas vezes para saber que aquela pessoa se chamava "Alexandra técnica do INEM"... Lamentavelmente, percebi que a minha preocupação ao ter feito a ligação, para ter uma ambulância no acidente, não ia ter o resultado necessário, pois quem está mais preocupado em esconder a sua identidade e a proteger-se, seja do que for, em vez de socorrer, o que deveria ser a sua função, mostra pouca eficácia, infelizmente numa área em que a mesma é crucial. Por isso, lembrei-me que estava a interromper uma linha de urgência e, como percebi que outros carros pararam perto do acidente, desliguei. Com vergonha do serviço de socorro a que recorri. Sem capacidade de resposta, sem servir, o que lhes é incumbido, e sem socorrer quem precisa. Era um bebé, (e fosse quem fosse!), pais aos gritos, em aflição. Como é possível que alguém trabalhe no INEM e não seja capaz de ver prioridades??? Que mau serviço. Que explicação há para esta atitude?
Agradeço resposta.

Data de ocorrência: 26 de março 2019