Instituto Nacional de Emergência Médica

INEM - Má conduta profissional

Andreia Figueiredo
Andreia Figueiredo apresentou a reclamação
8 de abril 2021
Boa noite exmos/as senhores/as.
Venho por este meio,comunicar que na data presente de hoje ,solicitei via chamada telefonica 112,ajuda para assistencia medica .
Neste caso nao foi para mim(ajuda),mas sim para uma amiga minha ,que estava presente na minha casa.
O estado dela,era deploravel ,pois ja se encontrava alcoolica,quando veio ter comigo 3 devido as suas queixas presentes(dor no peito,lado esquerdo,falta de ar),nao pude ficar indeferente achando que essa situacao se devia somente ao alcool ingerido,ainda mais com a idade avancada que tem outros problemas adicionados a sua fragil saude.
Chegaram os tecnicos de emergencia a minha casa,onde expliquei a situacao .
Ate aqui,tudo normal...ate um dos tecnicos (homem),se mostrar arrogante na forma de se contextualixar e o tipo de tom que foi utilizado na sua abordagem para com a minha pessoa.
Este senhor ,perguntou me porque tinha chamado o inem,se a utente em questao estava alcoolizada ,menosprezando completamente o resto da situacao em si,afirmando ainda que era um desperdicio de tempo ali estar .
Eu ainda lhe disse que a minha amiga para alem de ter de ser vista nas urgencias,tambem precisava de apoio psicologico ,onde este senhor mais uma vez muito rude me responde ,que o hospital nao tem,nem dispoem de ajuda deste tipo(psicologica),que eu sei que ê mentira a sua afirmacao .
Por outro lado ,este senhor vem acompanhado de uma outra colega,que demonstrou uma enorme empatia pela utente,onde esta fez todo o processo clinico necessario (onde lhe agradeco imenso o seu nobre gesto),enquanto este vagueia pela sala de bracos cruzados,como se fosse alguem muito mas muito importante ...
Data de ocorrência: 8 de abril 2021