Instituto Nacional de Emergência Médica

José Romão apresentou a reclamação
25 de agosto 2021
Exmos Srs
Boa tarde
Dia 12 do passado mês, por volta das 21.40h, acabava de jantar quando sinto uma súbita falta de ar.
Vivendo perto dos Bombeiro V. de Oeiras, dirigi-me rapidamente para o quartel dos mesmos, pois seria mais rápido que uma ambulância.De caminho contactei a SAÚDE 24.Disseram-me para apanhar uma ambulância de imediato para o Hospital S. F. Xavier, pois as urgências já se encontravam à minha espera.
Os B.V.O., recusaram-se a transportar-me, pois "isso é com o INEM". Incrédulo liguei de imediato (22.18h) para o INEM.
Após dar os dados que o funcionário me pediu, informei-o que estava com falta de ar, e me encontrava na Rua Cândido dos Reis em Sto. Amaro de Oeiras frente à Caixa Geral de Depósitos.
Disse-me que precisava de saber a morada exacta. Atravessei o largo e dei-lhe a morada exacta. N-86.
Perguntou-me se havia por ali um BPI. Atónito, respondi que não sabia. E uma taberna? Retorquiu.
Não crendo no que me acontecia, informei o tal senhor que era uma urgência e que o Hospital S. F. Xavier já se encontrava informado e à minha espera.
Respondeu-me: " tem que ter calma, em Oeiras há quatro ruas Cândido dos Reis e em Sto Amaro de Oeiras não existe nenhuma". (É só a principal rua de S.amaro de Oeiras).
Contestei. Disse-me que ia passar a chamada.
Após dar as informações necessárias à funcionária que me atendeu, foi-me dito: " o Sr. não está com falta de ar".
Mesmo tendo consciência do país em que vivo, não acreditava no que se estava a passar. Repeti em desespero que me encontrava com falta de ar e mais uma vez, que as urgências do H. S. F. Xavier se encontravam à minha espera. Respondeu-me: " o Sr. a falar assim comigo, não está com falta de ar". Perguntei se não me ia mandar uma ambulância. Foi-me dito que não, pois não era uma urgência.
Inquiri a sua graça. Respondeu-me arrogantemente: Graça Gonçalves! Repetiu,Graça Gonçalves!
Voltando aos B.V.O. só me levavam se pagasse adiantado.Sem dinheiro na carteira, tratei de o ir arranjar e apanhar um táxi.
Pelas 22.50h, chego finalmente ao Hospital S. F. Xavier, para me ser administrado um antídoto, para um choque anafilático.
Como saberão, na definição de choque anafilático, pode-se ler : ...É IMPORTANTE que a pessoa seja levada IMEDIATAMENTE ao HOSPITAL.
Poder-se-ia dizer que é lamentável mas o que se passou foi algo que está entre o ridículo e o surreal.
Informo-vos desde já que está em curso uma queixa crime por omissão de ajuda. Aproveito também para vos informar que possuo relatório médico e outros documentos comprovativos, bem como as chamadas telefónicas que obrigatoriamente são gravadas.

Atentamente
Data de ocorrência: 12 de julho 2021
29 de setembro 2021
Exms Srs
Boa tarde
No dia 15 do corrente mês, enviei-vos um email, pois não compreendia o que queriam dizer quando me informaram que a minha queixa ainda se encontrava como rascunho.
Pedi-vos esclarecimento sobre a vossa afirmação.
Até ao momento, não obtive qualquer resposta. Aguardo que me esclareçam sobre a minha situação, pois naturalmente que a minha reclamação continua activa.
Aproveito para vos recordar, que para além da reclamação se encontra em curso uma queixa crime.

Atentamente
15 de novembro 2021
Bom dia
Relativamente à reclamação #64046921 é óbvio que pretendo reabrir mesma.
Mesmo tendo a entidade visada-INEM, assumido fundamento na minha queixa, tudo o que tem sido feito é a tentativa de fechar mesma.
Já tinha informado que levarei este caso até ás últimas instâncias.
Existe alguma idoneidade na entidade INEM?
Quanto ao Portal da Queixa, não compreendo bem qual é o seu papel?
15 de novembro 2021
Bom dia
Relativamente à reclamação #64046921 é óbvio que pretendo reabrir mesma.
Já tinha informado que levarei este caso até ás últimas instâncias.
Existe alguma idoneidade na entidade INEM?
Quanto ao Portal da Queixa, não compreendo bem qual é o seu papel?
José Romão avaliou a marca
22 de novembro 2021

Não compreendo a ineficiência da mesma. A minha queixa, não foi referente a uma simples falha. Foi sim, relativamente a uma irresponsabilidade sobre a vida humana. Irresponsabilidade essa, conferida pela entidade em causa. No entanto... queixa finalizada por uma das partes. A visada (INEM)! Fui respondendo aos vossos mails, informando sempre que pretendia ir até ao fim. Pelos vistos, foi a mesma coisa que nada. Será trabalho acrescido para ambas as partes. Irei até às últimas consequências.