Instituto Nacional de Emergência Médica
  • inem@inem.pt

INEM - Pedido de ambulância - má triagem e maus meios

ST
ST apresentou a reclamação
3 de fevereiro 2020 (editada a 5 de fevereiro 2020)
No passado dia 27-12-2019, por volta das 16h00 a minha irmã de 37 anos de idade, sentiu uma forte dor no peito e vomitou, o seu filho de 16 anos que se encontrava em casa com ela liga de imediato ao inem, onde é muito bem atendido e lhe é dito que irá ser enviada uma ambulância.
Agora tudo começa após o fim da chamada.
Foi activado uma ambulância dos Bombeiros, para a referida ocorrência, ambulância essa que demorou cerca de 40 minutos a chegar, e o quartel fica a menos de 5 minutos.
À chegada a tripulação ignorou por completo os sintomas referidos e nada fez para a acalmar.
Essa equipa, não fez qualquer tipo de avaliação de parâmetros vitais nem de passagem de dados para o CODU, uma vez que todos os sintomas eram evidentes de um enfarte, inclusive queriam na transportar a pé até à ambulância e ela nem em pé se conseguia pôr.
Durante o transporte foram rudes e arrogantes para a minha irmã e seu filho.
A chegada ao hospital foi referida na triagem que a mesma também podia estar a ter uma crise de ansiedade, estes por sua vez deixaram na na sala de espera abandonada, 1h30 depois a minha irmã sofreu uma paragem cardíaca (PCR), derivada a um enfarte agudo do miocárdio.
Felizmente foi revertida a PCR e ela foi evacuada de urgência para o hospital de Évora onde fez um cateterismo e ficou internada.
Informações dadas pela equipa médica de Évora que se a equipa dos bombeiros tivessem feito triagem/passagem de dados para o INEM, ela era de imediato enviada para Évora e podia se ter evitado danos piores.

Com isso so quero que averigúem a ocorrência e possam sancionar as respectivas pessoas responsáveis pelo mau socorro prestado, evitando assim que mais situações dessas aconteçam ou até situações piores.

Estando longe da minha irmã, não quero pensar no que poderia acontecer.
Data de ocorrência: 3 de fevereiro 2020