Instituto Nacional de Emergência Médica

INEM - Problema ao chamar ambulância urgente

João Sousa Magalhães
João Magalhães apresentou a reclamação
27 de janeiro 2020
No final da tarde de dia 27 de Janeiro de 2020, tinha a minha mãe com a cabeça dormente, dor na nuca, com um aperto no peito, sem conseguir andar ou falar, na cama, se ela não estivesse na cama desmaiava (diz ela).
Decidi ligar logo 112 como qualquer pessoa faria em situação de emergência, depois de terem passado para a dita “emergência médica”, reencaminharam-me para a Saúde 24 (808 24 24 24), onde me reencaminharam para o 112 novamente.
Isto repetiu-se 5 vezes, com a minha mãe a piorar a cada minuto que passa. Depois de UMA (1) hora de bla bla bla e reencaminhar chamadas, dizem-me que não é uma emergência, foram mal-educados comigo e não me queriam enviar uma ambulância nem tanto uma viatura de doentes não urgentes.
epois de mais algumas chamadas e etc, a minha mãe fica com dificuldades em respirar… liguei novamente para o 112 onde pedi COM URGÊNCIA uma ambulância e novamente recusam-me e gritam comigo dizendo que não é motivo para tal.
Passado alguns minutos e de ter dado uma água à minha mãe porque estava com a boca bastante seca, liguei novamente onde me atendeu outra pessoa que FINALMENTE teve a decência de me chamar uma ambulância para casa.
O serviço prestado pelo INEM é HORRÍVEL e não tendo como me deslocar para o hospital, tentei recorrer a este serviço mencionado acima, que serve para auxiliar em emergências como era o caso.
Mas no entanto, demoraram uma hora a perceber que não era uma brincadeira e enviar-me uma ambulância.
Em anexo deixo o "print" como público de TODAS as chamadas realizadas (sendo mais de 14), a tentar pedir uma ambulância.
Data de ocorrência: 27 de janeiro 2020