Instituto Nacional de Emergência Médica

INEM - Recusa levar acompanhante de doente psiquiátrica e idosa

Utilizador
Utilizador apresentou a reclamação
6 de dezembro 2017

No dia 3 de Dezembro, um domingo, antes das 06:00 da manhã eu chamei uma ambulância do Imem para prestarem auxilio e levarem minha mãe ao Hospital, pois estava se sentindo muito mal, com muitas dores. Evidente que como paciente com esquizofrenia e alzheimer, ela não saberia se explicar no Hospital, mesmo assim eles recusaram levar-me na ambulância. Eu tentei apelar para a consciência deles, mas de nada valeu. Ja os vi quebrarem essa regra estranha de não levarem o familiar por «razões de segurança» e entretanto ja abriram excepções para familiares de doentes bem menos graves que minha mãe. Era um domingo, não havia auto-carros, não tenho viatura própria, mas eles se mostraram surdos aos meus apelos. Ambulâncias da cruz Vermelha não fazem isso, nem a dos bombeiros voluntarios, porem essa equipa do Imem deixa muito a desejar no que diz respeito a regras e bom-senso com familiares. A propria medica que me atendeu, a qual e sempre a segunda pessoa a responder do 112 disse que eles não podem se recusar a levar o acompanhante.

Data de ocorrência: 6 de dezembro 2017
Ver perfil de
15 de abril 2019

Dª Isabel,

Até posso compreender a sua frustração, mas infelizmente se houver um acidente as seguradoras não vão querer saber dos seus apelos..
Não era a vitima, não era os técnicos, quem pagaria o mal que lhe acontecesse? ia pedir ao INEM?

o Inem não tem que transportar familiares das vitimas, mas sim as vitimas..

Ver perfil de
Autor
8 de maio 2019

O Senhor, está muito enganado !
O INEM não pode se recusar a levar acompanhantes de doentes psiquiátricos, crianças entre outros casos !
Consulte o Regulamento de Transporte de pessoas doentes !