Instituto Nacional de Emergência Médica

INEM - Serviço mal prestado resultou em falecimento de um jovem de 17 anos

Isabel Andrade
Isabel Andrade apresentou a reclamação
7 de abril 2022
No dia 8 de Março por volta das 20.30 da noite foi pedido ajuda para um jovem de 17 anos que se encontrava inconsciente na altura da chamada para o 112,e a soltar sangue pela boca e pelo nariz,a situação foi informada a quem atendeu a chamada, após uma conversa alongada de 25 m,com o pai do meu sobrinho,com o meu sobrinho agonizar no chão,sem sentidos e a sangrar,enviaram uma ambulância do inem dos bombeiros de Melres,com dois bombeiros,ambulância essa que está a 5 minutos da casa onde estava a decorrer toda esta situação.
Posso informar que eu quando fui informada do que se estava a passar,saí de minha casa em Gondomar por volta das 21.00,onde moro e cheguei ao mesmo tempo que a 1a ambulância de Melres,ao local,que se encontram a 5 minutos da morada da ocorrência
Estiveram 40 minutos com o meu sobrinho no chão e 30 m depois foi supostamente chamada uma 2a ambulância de suporte vida que nem as luzes vinham em sinal de emergência,e sairam duas pessoas da ambulância,a senhora com os braços cruzados e o senhor também com uma atitude bastante relaxada para quem vinha para ajudar,e agora pergunto eu mediante oa chamada telefónica efectuada,as informações prestadas da situação grave em que se encontrava o meu sobrinho,quem enviou a 1a ambulância não deveria de ter mais sensibilidade para perceber que era uma situação muito grave,ainda teve a insolência de dizer ao meu irmão que deveria ter sido um ataque epilepsia e que daqui a pouco já voltava a ter os sentidos,desvalorizou a gravidade da situação,a ambulância de suporte de vida e reanimação deveria de ser a 1a ambulância a ser enviada,como poderiam ter dado indicação ao meu irmão como ajudar ate o socorro chegar,depois veio outra ambulância de socorro imediato de reanimação,com uma máquina grande de reanimação,que sinceramente foi o único que se mostrou interessado em salvar o meu sobrinho,mas esse sr já não chegou a tempo pois o meu sobrinho já tinha falecido.
O tempo que os bombeiros da 1a ambulância a ser accionada informaram-me que eles foram destacados para prestar assistência mas não foram bem informados do que iam encontrar e quando lá chegaram depararam-se com um cenário bastante diferente do que estavam à espera, demoraram a chegar ao local,estiveram com o meu sobrinho 40 minutos e quando pediram ajuda para o envio da ambulância de suporte vida,esses ainda demoraram 30 m a chegar ao local.
O meu sobrinho se tivessem logo enviado a ambulância de suporte vida e reanimação ainda poderia estar vivo,
Eu quero saber o porquê destes tempos,desde o inicio da chamada para o 112,os tempos em que foram accionadas a 1a e 2a ambulâncias,e o porquê deste serviço mal feito e organizado,preciso de respostas pois um jovem sem problemas de saúde acabou por falecer por falta do devido socorro prestados
Aguardo resposta Isabel Andrade
Madrinha e tutora legal do Jorge Manuel Pimenta Andrade
Data de ocorrência: 8 de março 2022
INEM
18 de abril 2022
Exma. Sr.ª,

Informamos que a situação relatada foi analisada e que os devidos esclarecimentos foram remetidos por e-mail.

As reclamações apresentadas pelos utentes permitem ao INEM implementar processos de melhoria relacionados com as suas áreas de atuação.

Melhores cumprimentos,
Gabinete de Marketing e Comunicação
INEM
Isabel Andrade
Isabel Andrade avaliou a marca
3 de julho 2022

A minha reclamação ainda não a dei por fechada,continuo aguardar o acesso às chamadas efectuadas no dia que o meu sobrinho faleceu,e até agora ainda não recebi resposta apesar de já ter preenchido o formulário,continuo em espera