Instituto Nacional de Emergência Médica

INEM - Transporte de doente

Luis Baião
Luis Baião apresentou a reclamação
3 de abril 2020
O meu sogro de 95 anos, doente de diálise, foi referenciado pela clínica onde efectua o tratamento como possível infectado com o Covid-19 e depois de consulta à linha SMS24, foi encaminhado para o hospital de São Bernardo em Setúbal para efectuar o teste no dia 25/3. Contactados os Bombeiros de Palmela, que efectuam o transporte para a clínica onde faz o tratamento, estes recusaram o transporte, pois esse era um serviço para o INEM. Contactado o INEM, este, e pasme-se, recusaram também o transporte e nós que nos desenrascássemos! Depois de muitas "voltas" sem resultados, a minha mulher que estava com uma infecção respiratória, meteu-se a caminho do hospital com o pai, na sua viatura, enfrentando todos os riscos possíveis. Atendidos no hospital de São Bernardo, efectuaram os testes e voltaram para casa. Entretanto, fomos informados pela clínica que até se saber os resultados do teste, o meu sogro faria o tratamento das 23h às 04,00! No dia 29, chegaram os resultados, com o meu sogro a acusar positivo e a minha mulher negativo. Como ele já estava quase à quatro dias sem tratamento, foi marcado para segunda, dia 26 no horário indicado. Bombeiros de Palmela e INEM voltaram a recusar-se e foi a clínica que arranjou uma alternativa: Bombeiros do Sul e Sueste que distam 30Km! da nossa residência que passaram a efectuar o serviço. Entretanto, a situação do meu sogro, ontem, dia 02 de Abril, complicou-se e a linha SOS24 aconselhou-nos a levá-lo ao São Bernardo para ser observado.
Mais uma vez o INEM e todas estas démarches devem ter sido objecto de gravação, lavou as mãos e foram novamente os Bombeiros de Sul e Sueste a nosso pedido a efectuar o transporte, mas com a indicação de como não são da área de residência, neste caso vamos ter que pagar o serviço!
Será que somos nós que vamos arcar com este custo?
Deixo aqui esta reclamação para quem de direito.
Data de ocorrência: 3 de abril 2020
Ver perfil de
4 de abril 2020

Só a sobrecarga que recai sobre o INEM pode explicar a falha que o Luís aqui descreve.