54.0

Inforlandia - Incompetência na reparação de equipamentos

Tiago Delfim da Costa e Silva
Tiago Silva apresentou a reclamação
30 de junho 2015

O meu portátil avariou de um momento para o outro deve fazer 2 anos e eu reclamei na altura na Inforlandia em Aveiro. repararam o aparelho e, qual nao é o meu espanto que mesmo depois de eu ter pedido para manterem a minha gráfica que tinha sido pedida a quando do upgrade, veio com outra totalmente diferente. Indignado com tal atitude dirigi-me a empresa e pedi que pusessem a mesma placa pois aquela não tinha nada haver com a que paguei (a minha placa grafica era muito superior em qualidade/preço que a que impingiram). Passados uns demorosos 3 meses o portátil estava pronto e avisaram para o ir buscar. tudo muito bem mas a montagem estava inacreditavelmente mal feita! Como é possivel uma empresa "tão" grande prestar serviços tão rascos? e apresento aqui a razao de caracterizar o serviço prestado como RASCO:
1- demora no serviço!
2- Colunas de som mal ligadas (apenas funcionava a do lado esquerdo e falhava);
3- falta de uma borracha dissipadora de calor entre o processador e o dissipador.

E esta falta da borrachinha foi o que originou a avaria final do portatil. Deixando bem claro o porquê de não ter reclamado mal notei a falha nas colunas (o problema da falta da borracha dissipadora vai ser mencionado posteriormente), foi o facto de precisar URGENTEMENTE do portátil para a apresentação de projectos escolares e não poder esperar mais 3 meses pois as datas da entrega apertavam. Então, deixei estar pois as colunas também não eram muito importantes (apenas mostravam incompetência). Mas, apesar de não usar o portátil durante um tempo muito extenso, o aparelho aquecia muito. Mais do que aquecia antes da reparação. Mas, achando um aquecimento "normal" deixei estar. Visto que a garantia já expirou, e o aparelho voltou novamente a avariar, desta vez decidi eu abrir o portátil e procurar a causa do problema. Mas, decidi fazê-lo com a supervisão de um profissional de informática de Estarreja que ao abrir o portátil, tirando peça a peça, depara-se com um erro gravíssimo por parte da equipa de manutenção da Inforlandia. por de baixo do dissipador, existem umas borrachas dissipadoras de calor que estão coladas ao processador e á placa gráfica. Mas no meu caso particular, a borracha do processador não existia. Nem sequer marca de alguma vez ter existido!! Ou seja, o processador aquecendo em demasia, impedia que a gráfica ou qualquer outro componente electrónico em seu redor arrefecesse.
Agora, eu com esta reclamação não pretendo a reparação do aparelho pois já adquiri outro de outra marca mas sim, informar todos do que pode acontecer se forem pedir reparações á Inforlandia de Aveiro. Se for preciso, adicionarei fotos para fumentar a queixa pois isto é simplesmente inadmissivel!

Data de ocorrência: 30 de junho 2015
Insys
2 de julho 2015
Estimado Cliente,

Acusamos a receção da sua comunicação, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.

De acordo com os N/ registos, o equipamento atual é resultado de um upgrade de um equipamento do programa eescolas, serviço solicitado pelo Cliente.

Esclarecemos que o serviço de upgrade consiste em trocar o antigo equipamento por um novo modelo, neste caso para o modelo 9761SUA, reutilizando alguns dos componentes do equipamento anterior, nomeadamente disco, memórias, processador e leitor de DVD´s/CD´s.

Nesse sentido, o estimado Cliente deslocou-se aos N/ serviços a dia 11-04-2011, solicitando um upgrade nestes moldes, optando pelo modelo acima indicado. No dia 18-04-2011, o equipamento foi levantado e faturado, nos N/ serviços de Assistência Técnica.

Em 16-04-2013, Cliente deslocou-se aos N/ serviços de Assistência Técnica e reporta uma avaria, sendo substituído disco sem custos, mesmo não estando ao abrigo da Garantia, e foi também substituída a motherboard, que por rutura de stock foi alterada por outra de caraterísticas similares. O equipamento foi finalizado a 08-05-2013 e levantado à posteriori pelo Cliente.

No dia 10-05-2013, Cliente deslocou-se novamente aos N/ serviços de Assistência Técnica, solicitando substituição da motherboard por uma exatamente igual à instalada inicialmente no equipamento. Os N/ serviços esclareceram o Cliente que o componente foi substituído por outro de características similares, devido a rutura de stock deste componente. No entanto, alguns dias após o Cliente ter entregue o equipamento nos N/ serviços, foi-nos possível trocar por uma motherboard de caraterísticas iguais à motherboard instalada inicialmente no upgrade, satisfazendo deste modo o estimado Cliente.

Após esta última intervenção, finalizada a 21-05-2013, não temos registos de reparações posteriores.

Face ao exposto, consideramos não ter ocorrido qualquer incumprimento da N/ parte, uma vez que todas as intervenções técnicas foram efetuadas dentro do período previsto legalmente.

Relativamente às avarias indicadas pelo estimado Cliente, esclarecemos que após uma intervenção técnica, é da responsabilidade do Cliente comunicar-nos qualquer anomalia que possa surgir, durante um período razoável até 30 dias.

No entanto e uma vez que não houve qualquer comunicação por parte do Cliente sobre as avarias que reporta, não nos é possível assumir responsabilidade, nas avarias reportadas.

De qualquer modo, mostramos a N/ disponibilidade para analisar o equipamento e apresentar um orçamento para a sua reparação, caso seja necessário.

Apresentamos os N/ melhores cumprimentos,

USER JR
(Dep. Qualidade)
Tiago Silva
3 de julho 2015
é tudo muito bonito mas acho que falta ai alguns pormenores.. Primeiro, se nao tinham em stock uma motherboard igual á que me tinha custado o upgrade, só tinham de encomendar e avisar que iria demorar ainda mais nunca impingir uma totalmente diferente! E isso foi ato de má fé meus caros. No entanto como iria eu saber, sem corromper o selo de garantia que por falha vossa iria faltar a borracha dissipadora de calor do processador? E, o que aconteceria se eu abrisse por essa ou outra razão qualquer e me deparasse com tal problema e reclamasse? Iria ter solução abrangida pela garantia visto que foi ERRO VOSSO?! Pois, creio que não. Numa empresa como a vossa, em que reparações estão constantemente a ser solicitadas, deviam ter sempre em stock o material necessário para efetuar uma reparação em condições assim como técnicos qualificados e conscientes no trabalho que estão a fazer! E em relação ás colunas terem sido mal montadas eu não tenho qualquer culpa pois como referi tinha trabalhos escolares pendentes e por esse motivo NÃO TINHA TEMPO para esperar mais 3 MESES. sim, 3 meses porque 1 mês de espera só deve ter acontecido no primeiro ano em que o aparelho avariou. E a desculpa de mau uso não é aplicável a mim pois sempre fui muito cuidadoso com equipamentos frágeis.
Finalizando, com esta reclamação eu não pretendo resolução nenhuma pois não preciso dos vossos serviços. Mas também não a vou classificar como resolvida. Muito Obrigado!

(se for preciso envio uma declaração do técnico que reparou na falta da tal borrachinha necessária para o bom arrefecimento do computador)
Tiago Delfim da Costa e Silva
Tiago Silva avaliou a marca
3 de julho 2015

O Portal da Queixa é um site excelente pois permite-nos partilhar problemas graves em que o cliente (que supostamente tem sempre razão) sai prejudicado!