54.0

Insys - 2 meses para reparação de uma avaria num teclado de computador portátil

Sofia Campos de Lima
Sofia Lima apresentou a reclamação
31 de outubro 2016

(Sobre o assunto aqui tratado, seguirá reclamação idêntica contra a Staples Portugal, entidade a quem o computador portátil em questão foi comprado, e que geriu o processo de reparação.)

Adquiri um computador portátil de marca Insys, modelo W3258CZQ em 28/02/2015, na loja da Staples de Faro. No dia 08/09/2016, o mesmo foi entregue para reparação em garantia no serviço pós-venda (SPV) da loja da Staples dos Olivais, em Lisboa, com uma avaria no teclado - escrevendo com alguma cadência, o teclado não assumia todas as teclas pressionadas, o que tornava o processamento de texto imensamente frustrante.

Cumpre notar que o mesmo computador portátil já tinha sido objecto de reparação em garantia, em Novembro de 2015, quando, com menos de um ano de uso, o disco rígido avariou e precisou de ser substituido. Esta seria já a segunda vez que o computador, que é relativamente recente, iria precisar de reparação, o que de si não é bom sinal. Enfim, a Staples reenviou o equipamento para a marca para ser diagnosticado e reparado.

No dia 28/09/2016 fui contactada por SMS pela Staples para levantar o meu computador, mas quando me desloquei à loja fui informada que a marca não tinha detectado qualquer avaria. Testei de imediato o teclado do computador perante o funcionário da Staples que me atendeu e constatámos que a avaria persistia. Inclusive, confirmámos que a avaria era facilmente detectável através da ligação de um teclado externo ao computador, com o qual o processamento de texto funcionava às mil maravilhas! Não se percebe, então, porque é que a Inforlândia, embora tivesse alegado realizar "testes intensivos" ao equipamento no relatório técnico que me foi entregue, não conseguisse detectar um problema tão facilmente constatável.

O funcionário da Staples então recomendou-me que deixasse o computador na Staples para se realizarem testes de software, entre eles, um total restauro do sistema. Duas semanas mais tarde, em 11/10/2016, uma vez que não houve quaisquer progressos, a Staples reenviou o computador para a marca por "reincidência" da avaria (que, na verdade, nunca tinha sido reparada), pedindo urgência no processo de reparação. Não obstante o pedido de urgência, até à data, ainda não ouvi nada acerca do meu computador.

O tempo total que estive privada do uso do meu computador, incluindo a reparação que foi necessária em 2015, ascende já aos 3 meses. Esta última reparação está a demorar 2 meses, o dobro do prazo legal para a reparação ou substituição de equipamentos em garantia. Escusado será dizer que se o computador funciona assim em garantia, tenho muito medo do que se passará quando esta expirar.

Resumindo, a Inforlândia não foi capaz de detectar uma avaria num teclado de computador portátil que uma leiga (eu) conseguiu demonstrar rapidamente ao SPV da Staples, e por esta razão há 2 meses que estou privada do uso do meu computador portátil, ainda em prazo de garantia, sem perspectiva de quanto mais tempo demorará a reparar esta avaria.

Naturalmente, fico prejudicada com esta demora e estou extremamente desagradada, pelo que solicito a mais célere resolução a este problema, uma vez que já foram largamente ultrapassados os prazos legais para a reparação ou substituição de bens em garantia.

Data de ocorrência: 31 de outubro 2016
Insys
2 de novembro 2016
Estimada Cliente,

Acusamos a receção da sua comunicação, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.

Por forma a obviar a explicação, enviamos o resumo de ambos os processos:

Processo Staples - 07-2016090803 // RMA TT91663
09-09-2016 – Pedido de reparação através da Staples;
15-09-2016 – Entrada do equipamento nos N/ serviços de assistência técnica;
22-09-2016 – Avaria reportada não confirmada. Equipamento expedido para a Staples;

Processo Staples - 07-2016101103 // RMA TT92144
14-10-2016 – Pedido de reparação via Staples;
21-10-2016 – Entrada do equipamento nos N/ serviços de assistência técnica;
02-11-2016 – Avaria reportada confirmada. Reparação da motherboard e touchpad. Equipamento expedido para a Staples.

Na 1ª intervenção, confirmamos que o equipamento foi sujeito a testes intensivos, durante vários dias, e a avaria reportada não se confirmou em nenhum momento, razão pela qual não foi efetuada qualquer reparação e o equipamento foi enviado para a loja.

No entanto, se aquando do levantamento do equipamento verificou a mesma avaria, a loja deveria ter reenviado o equipamento para os N/ serviços e não ter permanecido com o artigo em loja. Por isso, não nos é possível assumir este período, no qual o equipamento esteve em loja.

Relativamente à última intervenção, esclarecemos que, após os mesmos testes, a que o equipamento foi sujeito na 1ª intervenção, a avaria reportada foi confirmada. O equipamento foi alvo de uma reparação da motherboard e touchpad, tendo sido posteriormente sujeito a diversos testes, nos quais não se detetou mais nenhuma anomalia.

Consideramos que, possivelmente se tratou de uma avaria intermitente, e por essa razão não nos foi possível confirmar a avaria na 1ª intervenção, apesar dos testes efetuados.

De referir ainda que, em nenhum dos processos de reparação foi ultrapassado o período estipulado legalmente.

No entanto, por se tratar de uma avaria reincidente, pedimos as N/ desculpas pelos transtornos causados à estimada Cliente. Contamos ter reposto o funcionamento normal do equipamento, concluindo portanto este assunto. Entretanto, deverá ser contactada pela Staples, para proceder ao levantamento do equipamento.

Disponíveis para qualquer esclarecimento adicional, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

USER JR
(Dep. Qualidade)