Performance da Marca
54.0
/100
Razoável
Razoável
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
92,2%
Tempo Médio de Resposta
41,6%
Taxa de Solução
62,7%
Média das Avaliações
25,3%
Taxa de Retenção de Clientes
33,3%
Ranking na categoria
Inforlandia
  • 234340800
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Rua Santa Rita, Edifício Natural Park, N 85-L6, Vilar 3810-167 Aveiro
  • qualidade@inforlandia.pt

Insys - Características erradas

Resolvida
Paulo Marinho
Paulo Marinho apresentou a reclamação
2 de maio 2014

Comprei no passado mês de março um tablet Insys A3-903 no Pingo Doce de Fafe. Só depois de mais de um mês é que descobri que afinal o tablet não tinha as características especificadas na caixa (as mesmas que aquelas anunciadas no site da Insys). Uma vez que já tinha ultrapassado o período de troca direta, resolvi entrar em contacto direto com a Insys:
.através de email para suporte.tecnico@insys.pt. Passado uns dias recebi uma notificação que o email foi APAGADO SEM TER SIDO LIDO;
.através do formulário de contacto do site da INSYS. Nunca tive resposta e nem sequer recebi a notificação (por email) de que a mensagem tinha sido bem enviada...;
.através do email para qualidade@inforlandia.pt. Não recebi nenhuma resposta ou notificação de leitura.

Em anexo, pode-se ver um screenshot das características do tablet que foi obtido através de um programa de referência para analisar hardware (mas testei com mais dois que deram os mesmos resultados).Basicamente podemos verificar que a velocidade do processador é diferente (1,2GHz em vez de 1,5GHz) bem como a capacidade do cartão interno (4GB em vez de 8GB).

Data de ocorrência: 2 de maio 2014
Insys
6 de maio 2014
Estimado Cliente,

Acusamos a receção do seu email, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção e apresentamos as nossas desculpas por não nos ter sido possível responder dentro do prazo correspondente às suas expectativas.

Em relação às questões colocadas informamos o seguinte:

1.O espaço total do disco é 8Gb e está correto conforme anunciado. No entanto, os 8Gb são o total do disco e não o disponível para armazenamento por parte do utilizador. Enviamos, em anexo, 2 imagens em que se demonstra que a soma das partes tem o espaço anunciado.

O que acontece é que muitos dos softwares não leem a informação toda do disco, principalmente aplicações gratuitas que não conseguem ver as partições do sistema operativo, partições ocultas de swap, recovery, backup, temp, etc, o que é normal, pois, ao contrário dos PC’s com Windows, por exemplo, existe uma Layer adicional de proteção, colocada pela Google, de modo a proteger o sistema e o utilizador, de código malicioso que possa danificar o sistema operativo.

Nas imagens anexas é possível ler que nos 8Gb anunciados, 4Gb estão para sistema (sistema operativo, partições ocultas de swap, recovery, backup, temp… ) e sobra 1Gb para dados do utilizador, mais aplicações extra (500Mb de aplicações adicionais já instalados de origem com possibilidade de desinstalação manual) e outros ficheiros do sistema. Os restantes 4Gb (que perfazem os 8Gb) estão no SD card criado internamente.

2.Relativamente ao CPU, este permite, conforme anunciado, a velocidade de 1.5Ghz. No entanto, de modo a manter um bom rácio de autonomia e performance, a INSYS colocou o “Speed Scaling Governor” com um valor máximo de 1.2Ghz. No entanto, o equipamento permite que o utilizador final, através da aplicações de gestão do CPU, obtenha o desempenho máximo do mesmo, com algumas desvantagens em termos de autonomia. (Pode usar o CPU Antutu Master Free, usado nas fotos em anexo enviadas para o seu email pessoal).

3.A opção de colocar no mercado um tablet, smartphone ou outros dispositivos android com root ou não, no caso de ter SIM card bloqueado ou não, é opção de cada fabricante. Neste caso, foi opção da INSYS colocar roteado, de modo a permitir ao utilizador instalar aplicações que permitam, por exemplo, obter o desempenho total do CPU, que de outro modo não seria correto anunciar a velocidade de 1.5Ghz.

Disponíveis para qualquer esclarecimento adicional, esperamos ter respondido a todas as suas dúvidas.

Com os melhores cumprimentos,

USER JR
(Dep. Qualidade)
Paulo Marinho
12 de maio 2014
Obrigado pela resposta, fiquei esclarecido. Julgo que se pode considerar a queixa como "resolvida"
Esta reclamação foi considerada resolvida
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.