54.0
Inforlandia
  • Rua Santa Rita, Edifício Natural Park, N 85-L6, Vilar 3810-167 Aveiro
  • qualidade@inforlandia.pt

Insys - Cobrança por reparação "inexistente"!

José Ribeiro apresentou a reclamação
22 de março 2022
A minha filha recebeu um portátil Insys modelo WH1-140P cedido pelo Agrupamento de Escolas que frequenta, em Maio de 2021 (salvo erro), cujo modem 4G nunca funcionou corretamente, aliás funcionou uma ou duas vezes, nas primeiras utilizações do portátil e posteriormente dava a mensagem "impossível fazer ligação, tente mais tarde"!
Decidi por essa razão contactar a Insys (Inforlandia) no dia 14 de junho 2021, para reportar a situação e a resposta da marca foi a seguinte no dia 16 de Junho:
"Informamos que neste caso especifico, o equipamento terá que vir aos nossos serviços para análise. Tratando-se de um equipamento do Projeto Escola Digital, deverá contactar o Agrupamento de Escolas para eles mediarem o pedido de reparação com os nossos serviços."
Assim fiz, entrei em contacto com o Agrupamento, cujos professores de TIC iriam tentar resolver a questão do modem (tendo a minha filha ficado sem o portátil durante cerca de 4 meses), tempo esse após o qual fui contactado pelo Agrupamento a informar que o problema estaria resolvido e que poderia recolher o portátil.
Assim fiz e para meu espanto, afinal tudo voltaria ao mesmo passados um ou dois dias, ou seja, tudo indicava que o equipamento teria mesmo que seguir para a Assistência Técnica da marca.
Voltei então a entregar o portátil no Agrupamento de Escolas em meados de Outubro de 2021, o qual viria a ser enviado para a marca afim de verificar o problema e arranjar uma solução definitiva para o mesmo.
Após a avaliação feita pela Insys/Inforlandia a resposta da mesma enviada para o Agrupamento de Escolas foi a seguinte:
"Após realização de vários testes do cartão SIM e modem, foi reposta a imagem (para despiste de problemas de software) e foram novamente efetuados os testes ao cartão SIM e modem não tendo sido replicadas nenhumas anomalias."
Tendo em conta este resultado a Insys exigiu o pagamento de 24€ referente ao "pagamento da avaria não confirmada de modo a procedermos à expedição do equipamento"!!
E aqui é que está a razão da minha reclamação... nunca me foi dito, quer na primeira resposta da Insys/Inforlandia" (que transcrevi anteriormente), quer no Agrupamento de Escolas, que teria de pagar 24€ caso não fosse detetada nenhuma avaria!
Além disso, eu teria de ser "maluquinho" ao ponto de enviar para a Assistência Técnica um portátil que estivesse a funcionar corretamente e cujo problema os professores de TIC do Agrupamento também não conseguiram solucionar de forma "definitiva" , tendo por essa razão o equipamento seguido para a marca!
Como é óbvio, não faz qualquer sentido eu assumir uma despesa de envio do equipamento à Assistência Técnica, quando o equipamento NUNCA funcionou corretamente desde o início, independentemente de ser um problema de Modem ou Cartão de Dados Móveis, aliás não é da minha competência, como pai, perceber qual a razão que está por trás deste problema.
Neste caso concreto, quem está a ser prejudicada é a minha filha, pois continua até hoje sem poder usufruir do portátil que lhe foi atribuído.
Para concluir, pedi à Secretaria do Agrupamento que questionasse a Insys/Inforlandia de qual a garantia que eu teria de que tudo não voltaria a acontecer uns dias depois, no caso de eu decidir pagar os "injustos" 24€, mas incompreensivelmente até ao momento o Agrupamento não obteve qualquer resposta!!
Ou seja, querem cobrar 24€ por uma avaria que dizem não existir (mas eu garanto que existia e os professores de TIC também o podem confirmar certamente), mas pelos vistos não querem garantir que tudo esteja a funcionar normalmente!
Simplesmente lamentável toda esta situação!!
Data de ocorrência: 22 de março 2022
Insys
Exmo. Senhor José Ribeiro,
Em resposta à reclamação que apresenta, esclarecemos que para podermos reparar uma avaria é necessário que ela se manifeste, de forma a que a identifiquemos e a possamos intervencionar corretamente. No caso, como já tivemos oportunidade de transmitir, o computador que nos remeteram para assistência técnica foi resposto à imagem de fábrica, testado e colocado em funcionamento nos nossos serviços, mais do que uma vez, sem que tenha ocorrido qualquer anomalia de funcionamento. Dali a conclusão de que não existia avaria, o que excluiria o serviço prestado do dever de garantia e importaria o pagamento do preço respetivo.
Tal eventualidade e preço a pagar, foi devidamente informado previamente à intervenção, por comunicação de 12/10/2021, dirigida ao agrupamento de escolas, no agendamento do dia seguinte para recolha do equipamento para a assistência técnica solicitada, informação que não foi prestada diretamente ao Sr. José Ribeiro porque a recolha e assistência foi tratada com o agrupamento de escolas. Não é, pois, correta a afirmação que deixa, no sentido de que não demos conhecimento prévio desta condição, mas admitimos que de facto tal informação possa não lhe ter sido retransmitida, o que terá levado a alguma confusão e delonga neste processo.
A situação que relata é desagradável, afigurando-se-nos que afeta a criança utilizadora do equipamento há demasiado tempo, contingência que lamentamos profundamente, que não pode manter-se e que deve ser reparada o quanto antes. Assim, não obstante não termos obtido na testagem do equipamento a replicação do problema que relatou, a sua descrição permite afirmar que a queixa se reportará à ligação 4G do computador. Como tal, de forma preventiva, iremos proceder à substituição do modem 4G do equipamento, alteração que renova e altera o hardware dedicado a permitir tal ligação, donde seguramente não voltará a surgir o problema que relatou.
Atento o tempo decorrido neste assunto, que lamentamos, apesar de não termos detetado avaria, assumiremos o encargo total da intervenção como em garantia. Confiamos que deste modo possamos mitigar o incómodo que teve e de alguma forma reparar o transtorno.
Com os melhores cumprimentos, subscrevemo-nos,
Suporte Técnico INSYS
T: 234 340 880
Exmos senhores,
Tendo em conta a posição tomada pela Insys e considerando que irão substituir o modem, assumindo o encargo total da intervenção, darei como concluída esta minha reclamação, na esperança de que não volte a suceder o mesmo problema.
Aliás, tal como aconteceu em todo este demorado processo, a minha filha será a primeira interessada em que tudo se mantenha funcional e sem necessidade de qualquer assistência técnica.
Neste seguimento, agradeço que façam chegar o equipamento ao Agrupamento de Escolas o quanto antes possível.
José Ribeiro avaliou a marca
31 de março 2022

Gostaria que todo este "longo processo" que me levou a fazer esta reclamação tivesse sido evitado, mas acabo por ficar satisfeito com a tomada de posição da INSYS e agora espero que tudo volte a funcionar corretamente e que a minha filha volte a poder usar o portátil o quanto antes. O meu agradecimento ao Portal da Queixa!