Infraestruturas de Portugal
1 Ascendi 71.9
2 Globalvia 60.9
3 Portvias 58.1
Infraestruturas de Portugal10.8
Infraestruturas de Portugal, S.A.

Infraestruturas de Portugal - Acidente com um javali ao km 15 da ic33 grândola - sines

António Manuel dos Santos Alter
António Alter apresentou a reclamação
3 de fevereiro 2023
venho por este meio responder ao vosso mail do dia 18 de Janeiro de 2023 manifestando o meu descontentamento com a vossa resposta por vários motivos :
1º Não concordo com vocês quando dizem que cumprem com proficiência os vossos deveres de salvaguarda da segurança da via pois é uma via (IC33) em que é frequente acontecer este tipo de acidente (aparecimento de animais). Este facto foi me confirmado por várias pessoas da região e pelas autoridades que se deslocaram ao local do acidente GNR de Santiago do Cacém.
2º Acho estranho o vosso aligeirar de responsabilidades neste tipo de acidentes. Será que estão à espera que hajam vitimas mortais para tomarem medidas? Até ao momento nos casos que me relataram só resultaram em danos materiais. Eu sei que estamos em Portugal em que o normal tomar medidas depois de acontecer uma tragédia (depois de casa arrombada trancas à porta).
3º Com todos os casos que têm acontecido nesta via (IC33) acho muito estranho que esta mesma via ainda não tenha sido contemplada com a obrigação de vedação prevista no Plano Rodoviário Nacional.

Por este motivo pretendo que voltem a analisar a minha reclamação (processo nº 2022REC06113) pois entendo que não tive culpa nenhuma no sucedido pois ia a respeitar todas as regras de transito e de segurança. A juntar a isso digo que estava um amanhecer chuvoso o que me fez redobrar as regras de segurança. Espero que este meu pedido seja deferido.
Data de ocorrência: 19 de outubro 2022
António Manuel dos Santos Alter
António Alter avaliou a marca
10 de maio 2023

Fiquei muito desiludido com a resposta que me foi dada pois eu não tive culpa rigorosamente nenhuma do acidente e fui tratado como culpado. Ainda tive de pagar do meu bolso .Cheguei à triste conclusão que as pessoas cumpridoras são penalizadas. O meu único erro foi estar à hora errada no local errado. Cumpri todos os requisitos (ia dentro do limite de velocidade, parei imediatamente, chamei as autoridades, accionei o meu seguro resumindo cumpri tudo o que me era possível e a paga foi o sacudir da agua do capote como se diz em bom português por parte das infraestruturas de Portugal. É o que temos em Portugal. Devem estar à espera que aconteça uma tragedia para se alterar os procedimentos neste casos. No meu caso foi só chapa mas poderia ter sido muito pior. Mas enfim estamos em Portugal.