14.5

Instagram - Conta suspensa injustamente

Osmar
Osmar apresentou a reclamação
6 de fevereiro 2021
Super decepcionados com esta aplicação. Nós somos um pequeno negócio, localizado a em Portugal, com menos de 1 ano, e decidimos criar uma página no instagram. Vendemos produtos cosméticos todos de produção própria, tudo o que vendemos somos nós que produzimos, tamos na criação de tudo. Nós tínhamos o nome de Lipsy, o nome surgiu porque o plano inicial era concentrar-se em produtos cosméticos para os lábios, logo escolhemos a palavra Lips (lábios em inglês) e adicionamos um y dando origem ao nome Lipsy Cosmetics. Uma tal de empresa no Reino Unido, que nós não conhecíamos de todo, chamada Lipsy London, realço que eles vendem roupas, e nem sequer vendem em Portugal, decidiu fazer uma reclamação por infração de direitos autorias. O que em nenhum momento aconteceu. É possível claramente distinguir as duas marcas, não vendemos nem sequer o mesmo tipo de produtos, e nem sequer atingimos o mesmo público, e em nenhum momento copiou-se nada da marca, uma marca que desconhecíamos a sua existência. Reparamos que eles tem uma trademark no nome Lipsy a nível europeu. Mas a marca nunca teve sequer o senso comum de nos mandar uma mensagem com um prazo de alteração ou de aviso. Nada! Mesmo notando-se claramente que não procuramos lhes copiar em nenhum momento. Para não falar que existem dezenas de outras páginas com o nome lipsy no Instagram, inclusive algumas delas até também vendem cosméticos. Nós nos questionamos até se isto é um caso de concorrência desleal tendo em conta as disputas pelo surgimento no topo dos motores de busca, e sabendo eles que a nossa marca ainda não é registada e a deles sim, isto nos mete numa situação de não equidade. E como o próprio Instagram refere no centro de ajuda, já que é impossível contactar-lhes « A utilização de uma marca comercial constitui apenas infração se for passível de confundir as pessoas relativamente à origem, à recomendação ou à afiliação dos produtos ou serviços. Por conseguinte, se uma marca for utilizada de uma forma que não seja passível de confundir os consumidores, geralmente isso não é considerado uma infração. »
O que mais decepciona nisto tudo é que em nenhum momento fomos contactados pelo Instagram, nem mesmo avisados ​​de que a conta seria suspensa. Não tivemos nenhuma oportunidade de defender-nos,e foi logo tomando a medida mais drástica e desativaram automaticamente a página. O que torna este comportamento do Instagram muito injusto. O Instagram nem sequer nos ouviu. E quando finalmente recebemos um e-mail deles, eles não fizeram caso e simplesmente disseram que cabia a outra empresa decidir. Que decisão unilateral! Para não falar que a outra empresa deixou de responder aos emails, nós perguntamos qual era o problema, se era o nome, o logotipo, e não nos deram resposta. Ficamos espantados com uma rede social tão promissora para pequenas empresas trata as mesmas. E para não ficar por aí, alguém criou uma página « fake » da nossa página do instagram, exatamente com o nosso logotipo e nome, tudo igual, nós denunciamos, nós e outras pessoas, e a página até hoje continua ativa. Mais uma vez, não fomos ouvidos. E escrevemos isto de coração, porque só quem sabe o quanto dói quando se começa do 0 e vê-se o seu trabalho a ir por água baixo e ser desvalorizado.
Data de ocorrência: 6 de fevereiro 2021