Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto
Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto

Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto - Tempos de espera muito elevados e falha ao apresentar soluções

Ines
Ines apresentou a reclamação
9 de maio 2022
Estou à espera que o meu filho de 6 anos seja chamado para consulta de oftalmologia desde outubro de 2021. Primeiro foi referenciado para o Hospital Santa Maria e como nunca foi chamado, pedi no Centro de Saúde que referissem para este Instituto.

Informei, tanto em pessoa como por email, de que o contacto para consulta teria de ser feito por carta, email ou número de telefone fixo - já que, para guardar dinheiro para comprar os óculos de que o meu filho tanto precisa, não posso neste momento pagar o arranjo do meu telemóvel.

Recebi às 11.57h de hoje uma chamada do número do Instituto, atendi, mas como esperado, do outro lado não conseguiam ouvir-me. Literalmente no mesmo segundo comecei a ligar para o mesmo número de onde me ligavam - através do meu telefone fixo - mas indicava que a linha estava ocupada. Liguei 12 vezes seguidas, marquei todos os dígitos que o atendimento automático indicava e tinha sempre uma de duas respostas: " a linha não está disponível" (independentemente da extensão que seleccionasse) ou uma mensagem truncada da qual só é possível ouvir "...envie SMS.".

Quando finalmente me atenderam (passados no máximo 10 minutos da primeira chamada), disseram que a chamada que tinham efetuado era para preencher uma vaga que tinha surgido para o dia seguinte "... mas como a senhora não atendeu já preenchemos a vaga.".
Expliquei a situação ao senhor, sublinhei que a falha era deles /SNS porque eu já tinha pedido para não ser contactada por aquela via. Pedi que anotassem o meu número fixo na ficha do meu filho. Respondeu-me num tom ríspido e até acima do que eu consideraria ser o tom decente "Vai receber uma carta".
Não acedeu ao meu pedido - o que, deduzo, faça com que o menino esteja excluído da lista de espera para vagas que advenham de desistências - não confirmou a nossa morada, não indicou quanto tempo de espera restaria ainda.... Mostrou um total desinteresse em ser prestável ou apresentar soluções.

Para além deste destrato, o que mais me desesperou (mas não surpreendeu) foi a quantidade de chamadas que tive que fazer até ser atendida.

O nosso SNS é maravilhoso: permite que pessoas como eu e a minha família possamos ter acesso a cuidados e profissionais de topo. Para ser perfeito, falta apenas dar formação às equipas de acolhimento/secretaria/administração que, não raras vezes, estão pejadas de pessoas que não têm paciência ou conhecimento suficiente para apoiar o paciente.
Data de ocorrência: 9 de maio 2022