ISN Instituto de Socorros a Náufragos
ISN Instituto de Socorros a Náufragos2
  • Rua Direita de Caxias, 31
    2760-042 Caxias
  • isn@amn.pt

ISN Instituto de Socorros a Náufragos - Assédio na praia e comportamento pouco profissional de nadadores salvadores

Micaela Henriques
Micaela Henriques apresentou a reclamação
26 de agosto 2020
Venho por este meio reclamar o desempenho, pouco, profissional dos Nadadores Salvadores da Praia da Peralta, localizada na Freguesia de Atalaia, concelho Lourinhã, distrito de Lisboa.

No passado dia 26 de Agosto, quarta-feira, pelas 17h15 dirigi-me até à cabine dos nadadores (**) e (*) uma vez que estes estavam fixamente a olhar para mim e para o mru grupo de amigas. Neste pequeno confronto no qual me digiri aos nadadores perguntando "há algum problema", pois o olhar fixo e contínuo que ambos lançaram causava-nos desconforto, foi-me respondido que "enquanto eu não lançar um piropo não podes reclamar". A minha atitude deveu-se ao facto de ambos os nadadores estarem continuamente a olhar para mim e para o meu grupo de amigas tendo mesmo havido ocasiões nas quais os mesmos se chegaram a dirigir até à nossa viatura e até chapéu de sol. Para além deste comportando de assédio que causa um desconforto contínuo na praia da nossa parte, ambos têm uma atitude pouco profissional na praia, havendo um em especial, (*), que faz surf continuamente.
Data de ocorrência: 26 de agosto 2020
Boa tarde Sra. Micaela Henriques,
Encarrega-me o Diretor do Instituto de Socorros a Náufragos de responder ao seu e-mail que nos mereceu a melhor atenção.

A fiscalização nas praias e outros espaços balneares, bem como controlo das atividades que podem ser desenvolvidas nos areais, não se enquadra nas competências do Instituto de Socorros a Náufragos, mas sim das autoridades competentes, em razão da matéria e área de jurisdição, que serão os Comandos Locais da Polícia Marítima, ou fora das suas áreas de responsabilidade, os Postos Territoriais da Guarda Nacional Republicana.

Queixas relacionadas com o mau serviço prestado pelos nadadores-salvadores aos banhistas, deverão ser comunicadas à entidade que os contratou (Concessionário ou Câmara Municipal), para que sejam tomadas as ações necessárias e adequadas, uma vez que o Instituto de Socorros a Náufragos não tem qualquer relação laboral ou disciplinar sobre os nadadores-salvadores.

Atenciosamente,