ISN Instituto de Socorros a Náufragos

ISN Instituto de Socorros a Náufragos - Desatenção dos nadadores salvadores

Nuno Duarte Dinis e Sousa
Nuno Sousa apresentou a reclamação
22 de agosto 2019

No dia 15 de Agosto de 2019 foi enviado o seguinte e-mail ao ISN, do qual não obtive nenhuma resposta. Posto isto, decidi escrever uma queixa neste portal.

O e-mail:

"Muito boa noite,

Venho por este meio comunicar o meu descontentamento (e de tantos outros banhistas) acerca da postura dos nadadores salvadores da praia Manta Rota (Vila Real de Stº António), mais concretamente da concessão nº3 (UB3).

Estive de férias nesta praia nos últimos 15 dias e a minha atenção pela postura dos senhores nadadores salvadores despertou num dia em que ocorreu um pré-afogamento, situação que os nadadores salvadores não detectaram, tendo sido necessária a intervenção de um jovem que acorreu a pessoa que estava em dificuldades dentro de água, uma vez que os nadadores salvadores estavam distraídos na conversa. A partir deste dia, estive sempre atento à postura dos nadadores salvadores. E fiquei muito descontente.

Foram diversas as situações que levaram ao meu descontentamento. Meu e não só, porque ia ouvindo outros banhistas a comentarem a postura dos nadadores salvadores, também sempre descontentes com o que se está a passar.

Passo a enumerar algumas das situações a que assisti:
- Nadadores salvadores fora do posto de vigia (nem à beira de água) por períodos de tempo por vezes superiores a 10 minutos;
- Nadadores salvadores constantemente agarrados ao telemóvel, não estando atentos à praia;
- Nadadores salvadores constantemente na conversa, entre eles e com outras pessoas (amigos, namoradas e até vendedores de bolas de berlim); no meu local de trabalho não posso conviver com amigos nem com a namorada, aqui já se pode?;
- A não existência de um corredor de segurança que sempre existiu nesta praia: não havia um corredor delineado na zona da bandeira como sempre costuma haver; todos os dias havia banhistas com a toalha estendida à frente da mota de água. Se a mota de água fosse necessária, era nesse momento que os nadadores salvadores iriam criar o corredor de segurança?
- Nadadores salvadores junto do café "Chá com Água Salgada" a namorar, quando a praia se encontrava sem vigilância.

Ao longo dos dias fui reunindo algumas fotos que comprovam algumas das situações acima descritas, as quais seguem em anexo (***). Os nomes dos ficheiros descrevem a situação observada. A sigla NS significa Nadador(es) Salvador(es). Fiz também um pequeno vídeo que pode ser acedido através deste link: (***)

Não é por não haver ondas que deixa de ser necessária fazer uma vigilância atenta. Infelizmente, eu e muitos outros banhistas desta praia, sentimo-nos inseguros. A desatenção e a passividade dos senhores nadadores salvadores fizeram com que não confiássemos neles.

Espero que sejam tomadas medidas.

Estou disponível para o esclarecimento de alguma questão que possa surgir por parte do ISN.

Muito obrigado pela atenção,
Aguardo notícias,

Nuno Duarte Sousa."

*** - as fotografias e o vídeo irão ser partilhadas via link do Google Drive na secção "Informações relevantes para a entidade", devido à impossibilidade de anexar ficheiros com tamanho superior a 5Mb.

Data de ocorrência: 22 de agosto 2019
Bom dia Sr. Nuno Sousa,
Encarrega-me o Diretor do Instituto de Socorros a Náufragos de responder ao seu e-mail que nos mereceu a melhor atenção.

A fiscalização nas praias e outros espaços balneares, não se enquadra nas competências do Instituto de Socorros a Náufragos, mas sim das autoridades competentes, em razão da matéria e área de jurisdição, que serão os Comandos Locais da Polícia Marítima, ou fora das suas áreas de responsabilidade, os Postos Territoriais da Guarda Nacional Republicana.

Queixas relacionadas com o mau serviço prestado pelos nadadores-salvadores aos banhistas, deverão ser comunicadas à entidade que os contratou (Concessionário ou Câmara Municipal), para que sejam tomadas as ações necessárias e adequadas, uma vez que o Instituto de Socorros a Náufragos não tem qualquer relação laboral com os nadadores-salvadores.

Atenciosamente,