ISN Instituto de Socorros a Náufragos

ISN Instituto de Socorros a Náufragos - Discriminação

Bruno Durão
Bruno Durão apresentou a reclamação
27 de julho 2021
De profunda consternação e sentimento descriminatorio e ofensivo em todos os aspectos a forma como me sinto. Minha esposa é uma mulher de mobilidade reduzida pelo que necessitamos de um tiralô para que a mesma possa frequentar e usufruir seja de que praia for ao longo do nosso país. Nas praias do carvalhal, comporta apesar da disponibilidade dos nadadores em tentarem apoiar e tornar o dia melhor possível, apesar da situação que vivemos de covid o acesso ao mar e o direito de uso de todos jamais pode ser negado a qualquer cidadão. Se existem medidas para pessoas de mobilidade normal tambem têm de existir as mesmas condições e regras para pessoas sem o uso das pernas. Após vários kilometros a procura em várias praias encontramos em Tróia uma alma caridosa que nos emprestou um tiralô desinfectado, em que eu próprio fiquei o dia todo a imaginar se mais alguém como eu esta a percorrer o nosso país a procura de um acesso ao mar, e mesmo na praia que estou a frequentar se alguém a seguir viria ou não a precisar do mesmo dado ser o único disponível. Eu questiono se um dia a vida não dá voltas nunca antes pensadas, e os senhores que decidem estas situações terão ou não o mesmo sentimento que eu tento descrever agora. Com a maior brevidade os senhores de direito revejam esse acesso porque todos nós temos direito ao mar, com ou sem pernas.
Data de ocorrência: 27 de julho 2021
Boa tarde Sr. Bruno Durão,
Encarrega-me o Diretor do Instituto de Socorros a Náufragos de responder ao seu e-mail que nos mereceu a melhor atenção.

O projeto praia acessível - praia para todos, é coordenado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, sendo que o Instituto de Socorros a Náufragos, fazendo parte do júri desse projeto, não o coordena nem terá tanta informação sobre essa questão como o Instituto Nacional para a Reabilitação, a quem poderá dirigir algumas questões adicionais que tenha neste âmbito.

De qualquer forma e considerando a nossa participação no projeto, e algum conhecimento de que dispomos, posso encaminhá-la para o link que se segue, do portal do Turismo de Portugal, onde pode encontrar as praias que estão identificadas como sendo praias acessíveis, a nível nacional:

Também poderá visitar o portal do Instituto Nacional para a reabilitação, que apresenta alguma informação neste âmbito:

Atenciosamente,