ISN Instituto de Socorros a Náufragos
ISN Instituto de Socorros a Náufragos2
  • Rua Direita de Caxias, 31
    2760-042 Caxias
  • isn@amn.pt

ISN Instituto de Socorros a Náufragos - Falta de assistência dos nadadores salvadores

Susana Soares apresentou a reclamação
12 de agosto 2021
Hoje, na praia da tocha, uma família (um casal e duas CRIANÇAS) estavam com dificuldade a empurrar um senhor na cadeira de banho para pessoas com deficiência, os nadadores olharam para eles e nem foram dar assistência, quando sabemos que faz parte do dever e do bom senso prestar assistência, e repito, eles olharam mesmo para a família, eu ainda pensei que tivessem a humildade mas eles nem se deram ao trabalho de se levantarem para oferecer ajuda. Tiveram que ser outras pessoas que estavam a fazer praia a oferecer assistência. É muito triste.
Data de ocorrência: 11 de agosto 2021
Boa tarde Sra. Susana Soares,
Encarrega-me o Diretor do Instituto de Socorros a Náufragos de responder ao seu e-mail que nos mereceu a melhor atenção.

O projeto praia acessível é coordenado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, sendo que o Instituto de Socorros a Náufragos, fazendo parte do júri desse projeto, não o coordena nem terá tanta informação sobre essa questão como o Instituto Nacional para a Reabilitação, a quem poderá dirigir algumas questões adicionais que tenha neste âmbito.

De qualquer forma e considerando a nossa participação no projeto, e algum conhecimento de que dispomos, posso encaminhá-la para o link que se segue, do portal do Turismo de Portugal, onde pode encontrar as praias que estão identificadas como sendo praias acessíveis, a nível nacional, e onde essa assistência terá efetivamente de ser garantida (onde se pode verificar que a praia que indica, não está qualificada como sendo uma praia acessível):

Também poderá visitar o portal do Instituto Nacional para a reabilitação, que também apresenta alguma informação adicional neste âmbito:

Não posso deixar de indicar também, que a assistência nos banhos a pessoas com mobilidade reduzida não é uma tarefa que esteja atribuída aos nadadores-salvadores, de forma direta, sendo uma obrigação da entidade que dispõe dos equipamentos (Município ou Concessionário), garantir elementos com formação específica para esse efeito ou nadador(es)-salvador(es) dedicados, sendo que os nadadores-salvadores atribuídos à vigilância da frente de praia só a poderão assegurar caso existam em quantidade suficiente para continuar a assegurar a vigilância da praia, ao mesmo tempo que colaboram na assistência a banhos.

Atenciosamente,
23 de agosto 2021
Como pode ver, encontra-se Sim em praias asseciveis. É triste e de lamentar por o serviço variar tanto de praias a praias
Esta resposta tem um anexo privado
23 de agosto 2021
Em anexo envio fotos do site que me indicou a onde refere a praia da Tocha como uma praia acessível.
Se diz que não é um direito vosso, então tiro o chapéu a amigos nadadores salvadores que me dizem que faz parte do serviço deles. Incluindo nas praias fluviais de Coimbra vejo-os a dirigirem-se a pessoas com dificuldades motoras a oferecem auxílio. Mas vejo que isso parte da boa vintade e do CIVISMO de cada um.
20 de setembro 2021
Enquanto não responder à minha última mensagem
Onde prova que a praia da Tocha é uma praia acessível eu não aceito esta reclamação como resolvida.
Até porque por coincidência
Passado 15 dias vejo uma nadadora salvadora a dar assistência a uma senhora com cadeira de rodas. Se uns são porque os outros não? Depois vêm com estes argumentos que são a prova da falta de sivismo e sensibilidade.
Susana Soares avaliou a marca
31 de outubro 2021

A minha reclamação não ficou resolvida. Pois nunca mais me responderam porque eu tenho razão e ele ficou sem argumentos.