ISN Instituto de Socorros a Náufragos

ISN Instituto de Socorros a Náufragos - Insultos do nadador salvador

Catarina Pinto-Coelho
Catarina Pinto-Coelho apresentou a reclamação
16 de agosto 2022
No dia de ontem (15/08/2022) quando cheguei à praia do Norte na Costa de Caparica, junto às espreguiçadeiras do Restaurante Dr Bernard Palms, estavam 3 pessoas nas espreguiçadeiras com uma coluna de música. Eu estava a pousar as minhas coisas e olhei para trás quando o som aumentou. Qual não é meu espanto quando começo a ouvir alguém com sotaque brasileiro a dizer: “as velhas em Portugal são assim, olha lá!”. Eu estava com a minha mãe e volto a olhar para trás, quando ouço que estes insultos xenófobos vêm por parte do nadador salvador da Praia do Norte, Costa de Caparica.
Ainda disse que estava a ouvi-lo e perguntei se não tinha respeito, mas os insultos continuaram.
Levantei-me e fui direita aos 3 e perguntei se havia algum problema. Eram dois homens e a mulher que me chamou de doida, o nadador salvador continuou com os insultos da “velhas portuguesas” e o outro senhor começou a dizer que estavam só a falar para o ar. Retorqui que se estavam descontentes, poderiam sempre voltar para o Brasil, ao que o vosso nadador salvador respondeu que tinha um apartamento em Lisboa e uma moradia em Vale de Milhaços. Não contente com os insultos, má educação, falta de respeito e tudo mais para quem anda fardado como Nadador Salvador, ainda ficou a dizer que eram os brasileiros que trabalhavam em Portugal, que eram eles a mão de obra portuguesa e que com a guerra era a Ucrânia que trazia comida para Portugal (!!).
Como a conversa continuou, fui apresentar queixa junto do restaurante Sentido do Mar (o Dr Bernard Palms estava fechado), que me informou que têm tido vários problemas com os Nadadores Salvadores, que nunca são os mesmos e que nem sequer podem estar fora do seu porto de trabalho. Fui aconselhada a apresentar queixa ao ISN e à polícia marítima. Recordo que o vosso Nadador Salvador, que disse que o seu nome era Maurício Vinícius, estava sentado com 2 amigos nas espreguiçadeiras do bar que se encontrava encerrado.

Conforme podem comprovar nas fotos que anexo, o Nadador Salvador esteve desde das 12h30 até às 19h00 do dia de ontem, sempre com os amigos nas espreguiçadeiras. Tirando alguns breves momentos após me ver dirigir ao restaurante para apresentar queixa e quando o colega o chamou.
Mais indignada fico que depois desta vergonhosa situação, o vosso nadador salvador ainda foi dando golos nas cervejas dos amigos que ao longo da tarde se juntaram nas espreguiçadeiras.

Não posso consentir esta falta de respeito, especialmente quando estou com a minha mãe; insultos sem razão, xenofobia pura e ainda que uma pessoa com este tipo de comportamento faça parte e represente uma instituição cuja a missão é “Com fins humanitários, o ISN exerce as suas funções em tempo de paz ou de guerra, assistindo igualmente qualquer indivíduo, indistintamente da sua nacionalidade ou qualidade de amigo ou inimigo.”
Data de ocorrência: 15 de agosto 2022