ISN Instituto de Socorros a Náufragos

ISN Instituto de Socorros a Náufragos - Má conduta nadadores salvadores

Humberto Botelho
Humberto Botelho apresentou a reclamação
24 de julho 2020
Hoje, 24 de Julho, em pleno período de férias no Golden Club Cabanas em Tavira, temos como hábito corrente a travessia de barco, sob a tutela do Golden Club Cabanas - Tavira para os períodos da manhã e da tarde.
A praia é vigiada por um corpo de 3 nadadores salvadores do ISN em que os mesmos não respitam de todo a insígnia que trazem ao peito.
Desde a desmobilização dos meios materias de salvamento, o não uso de máscara nem distanciamento de segurança, permanência total diária sentados nas cadeiras do posto a jogar ao telemóvel, a não realização de qualquer ronda na área de intervenção, retirada da t-shirt identificativa antes do término do horário de trabalho, eis alguns dos exemplos ocorridos pelas 18.30h, meia hora antes das 19h, hora de término da travessia de barco apoiada pelo hotel Gondel Club Cabanas -Tavira.
Ora, como é espectável, em período de plena crise COVID-19, a afluência aos barcos da travessia aumentam pois o número de passageiros por cada viagem, é manifestamente reduzido face ao ano trânsito, dai a fila ser de elevada extensão ascendendo muitas das vezes mais de 50 pessoas.
Hoje, durante o período de espera, o corpo de nadadores salvadores, conjuntamente com o funcionário da concessão de praia, passaram por todos os banhistas que aguardavam a sua vez na fila ( crianças, idosos, famílias...) sem qualquer tipo de manifesto ou pedido para chegarem ao barco em primeiro lugar.
Ora, nesse momento, questionei-os se os nadadores salvadores neste caso particular tinham algum tipo de prioridade sobre todas as outras pessoas e que como bem sabíamos, os mesmos deveriam ser o "carro vassoura" e deixar que as pessoas saíssem do local até a fila terminar, uma vez que estes eram os últimos.
Para meu espanto, obtive uma pronta resposta em tom de questão por parte de um dos elementos "-Já está há muito tempo na fila?" Tendo respondido de imediato "- Mesmo que tivesse chegado agira, vocês não tem prioridade sobre todas as pessoas que estão à espera. O Sr está grávido ou sofre de algum problema de mobilidade reduzida para passar em frente a todas as pessoas sem qualquer tipo de justificação?"..
A resposta da parte dos nadadores salvadores foi unânime "- Se quiser faça queixa!" e viraram as costa e prosseguiram para o barco.
Posto isto, cabe-me efetuar uma queixa sobre a falta de cidadania, respeito e ordem a que eu, a minha família e as restantes pessoas passaram, pois não faz parte dos princípios de uma instituição centenária e de trabalho ao serviço da comunidade se comportar com esta nefasta conduta.
Solicito que sejam chamados à atenção, que seja efetuada uma fiscalização diária sobre a forma de atuação destes elementos, pois recordo que não estão ao serviço obrigados, mas sim, a prestar um serviço público, remunerado.
Obrigado.
Data de ocorrência: 24 de julho 2020
Bom dia Sr. Humberto Botelho,
Encarrega-me o Diretor do Instituto de Socorros a Náufragos de responder ao seu e-mail que nos mereceu a melhor atenção.

A fiscalização nas praias e outros espaços balneares, não se enquadra nas competências do Instituto de Socorros a Náufragos, mas sim das autoridades competentes, em razão da matéria e área de jurisdição, que serão os Comandos Locais da Polícia Marítima, ou fora das suas áreas de responsabilidade, os Postos Territoriais da Guarda Nacional Republicana.

Queixas relacionadas com o mau serviço prestado pelos nadadores-salvadores aos banhistas, deverão ser comunicadas à entidade que os contratou (Concessionário ou Câmara Municipal), para que sejam tomadas as ações necessárias e adequadas, uma vez que o Instituto de Socorros a Náufragos não tem qualquer relação laboral com os nadadores-salvadores.

Atenciosamente,
Humberto Botelho