ISN Instituto de Socorros a Náufragos

ISN Instituto de Socorros a Náufragos - Queixa nadadores-salvadores

JOSÉ FILIPE PINTO
JOSÉ PINTO apresentou a reclamação
21 de agosto 2020
Esta manhã, dia 21 de agosto de 2020, cerca das 10 horas na Praia da Marina em Vilamoura na Unidade Balnear UB 4, fui arrastado pela corrente quando nadava paralelamente à costa e com pé. Fiquei a uma distância considerável da praia e já sem pé. Como conheço bem a praia, tentei nadar para a zona de segurança, mas a corrente não permitiu. Gritei por «Ajuda» muitas vezes, mas os quatro nadadores-salvadores estavam sentados numa rocha do paredão e nada fizeram. Depois de muito tempo na água a gritar por socorro e a alternar os períodos em que nadava com aqueles em que boiava, valeu-me a ajuda de um cidadão que se apercebeu dos meus gritos e me socorreu, ajudando-me a sair da zona de corrente acompanhando-me até à areia. Fomos apresentar a situação aos quatro nadadores-salvadores que se mantinham sentados, mas não prestaram a mínima atenção e, pelo menos um deles continuou apenas interessado no telemóvel enquanto um dos outros estava mais disponível para ensinar quem me tinha prestado socorro sobre a inexistências de agueiros na praia. Avisei que iria fazer queixa, mas não ficaram incomodados e permaneceram sentados como se nada tivesse acontecido. Não mostraram o mínimo interesse pela ocorrência e pelo meu bem-estar físico. Só se levantaram bastante tempo depois quando tiveram de mudar a bandeira para amarela.
Data de ocorrência: 21 de agosto 2020
Boa tarde Sr. José Pinto,
Encarrega-me o Diretor do Instituto de Socorros a Náufragos de responder ao seu e-mail que nos mereceu a melhor atenção.

A fiscalização nas praias e outros espaços balneares, bem como controlo das atividades que podem ser desenvolvidas nos areais, não se enquadra nas competências do Instituto de Socorros a Náufragos, mas sim das autoridades competentes, em razão da matéria e área de jurisdição, que serão os Comandos Locais da Polícia Marítima, ou fora das suas áreas de responsabilidade, os Postos Territoriais da Guarda Nacional Republicana.

Queixas relacionadas com o mau serviço prestado pelos nadadores-salvadores aos banhistas, deverão ser comunicadas à entidade que os contratou (Concessionário ou Câmara Municipal), para que sejam tomadas as ações necessárias e adequadas, uma vez que o Instituto de Socorros a Náufragos não tem qualquer relação laboral ou disciplinar sobre os nadadores-salvadores.

Atenciosamente,