ISN Instituto de Socorros a Náufragos

ISN Instituto de Socorros a Náufragos

@instituto-de-socorros-a-naufragos
Ranking na categoria
  • IEFP 88.9
  • ANSR 77.2
  • IMPIC 75
  • ...
  • ISN Instituto de Socorros a Náufragos37
  • 214544722
  • Rua Direita de Caxias, 31
    2760-042 Caxias
  • isn@amn.pt
Partilhar esta página

ISN Instituto de Socorros a Náufragos - Vigilância praias de gaia

Resolvida
46276320
282
0 gostos
Maria Sousa apresentou a reclamação

Boa tarde. Gostaria de enviar uma reclamação no sentido de alertar para uma situação que considero bastante grave pois podia ter um desfecho muito diferente. Este Quarta-feira , dia 09-11-2020, a meio da tarde , na Praia Boca Mar (pertencente a Vila Nova de Gaia) uma senhora de idade estava na zona de banhos no mar com duas crianças pequenas bastante aflita e a gritar socorro. Estavam dois nadadores-salvadores (um rapaz e uma rapariga) a trabalhar e não deram por nada que uma senhora se estava a afogar isto porque é todos os dias a mesma coisa. Os nadadores-salvadores montam uma “barraca” muito longe do mar , com para -ventos e guarda-sóis à volta para não apanharem frio , convidam os amigos todos para irem para dentro da “barraca” , não conseguem ver nada visto que estão com a visão tapada tudo isto para não apanharem vento e ficam ao telemóvel e a conversar o tempo todo. Pessoas que são pagas para salvar a vida de pessoas ficam a brincar com a situação o dia todo. Se ao menos ainda se levantassem de vez em quando para verificar , dar uma volta pela praia ou então vir até ao mar ver se estava tudo bem , ainda se compreendia , agora ficarem longe do mar com os amigos dentro de uma “barraca” não se admite. Tivemos que andar a gritar por socorro até eles verem que alguém no mar precisava de ajuda, a nadadora-salvadora vem muito devagar até ao mar com a boia ao ponto de uma senhora dizer “mas não vê que alguém se está a afogar ? Vem tão devagar porque” e quando finalmente chega ao mar atira a baia a senhora e espera que esta a agarre para puxá-la para fora. Não sou a única a reclamar desta situação, é uma profissão muito importante que requer responsabilidade. Uma vida podia ter sido perdida hoje. Deviam apostar em mais formações ou então em pessoas mais competentes.
14 set 2020

Boa tarde Sra. Maria Sousa,
Encarrega-me o Diretor do Instituto de Socorros a Náufragos de responder ao seu e-mail que nos mereceu a melhor atenção.

A fiscalização nas praias e outros espaços balneares, bem como controlo das atividades que podem ser desenvolvidas nos areais, não se enquadra nas competências do Instituto de Socorros a Náufragos, mas sim das autoridades competentes, em razão da matéria e área de jurisdição, que serão os Comandos Locais da Polícia Marítima, ou fora das suas áreas de responsabilidade, os Postos Territoriais da Guarda Nacional Republicana.

Queixas relacionadas com o mau serviço prestado pelos nadadores-salvadores aos banhistas, deverão ser comunicadas à entidade que os contratou (Concessionário ou Câmara Municipal), para que sejam tomadas as ações necessárias e adequadas, uma vez que o Instituto de Socorros a Náufragos não tem qualquer relação laboral ou disciplinar sobre os nadadores-salvadores.

Atenciosamente,

Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador

Comentários (0)