ISN Instituto de Socorros a Náufragos
ISN Instituto de Socorros a Náufragos2
  • Rua Direita de Caxias, 31
    2760-042 Caxias
  • isn@amn.pt

ISN - Nadador salvador com atitude arrogante e falta de respeito pelo público.

Vera Diogo
Vera Diogo apresentou a reclamação
25 de julho 2016

Na manhã do passado sábado, dia 23 de Julho, dirigi-me com o meu marido e um casal amigo, à praia de Miramar, Vila Nova de Gaia. Não tenho por hábito frequentar aquela praia, nem qualquer outra.
Depois de escolhido o local, montado o guarda-sol e de nos instalarmos, fomos abordados por um dos dois nadadores salvadores que estavam de serviço. O posto dos mesmos estava situado muito perto do local onde nos instalamos.
O indivíduo em questão informou-nos que não podíamos abrir o guarda sol, naquele local. O meu marido questionou-o, por que motivo não nos havia avisado antes de ser montado o guarda-sol. A esta questão, o indivíduo respondeu que se o tivesse feito, nós lhe teríamos dito que não tínhamos intenção de montar o guarda-sol. Perguntei-lhe como poderia saber o que as pessoas vão dizer, antes de lhes perguntar. A esta questão, o indivíduo responde que sabia porque era esse o comportamento de "toda a gente".
É absolutamente lamentável e inadmissível que um indivíduo que está a prestar um serviço público, tenha este tipo de atitude e representação negativa da população que serve. Mais ainda, apenas repreender um comportamento que desrespeita as regras quando este é realizado, pode, noutras situações ser tarde de mais.
Efetivamente, não nos tínhamos apercebido que estávamos em área onde não são permitidos os guarda-sóis. O referido nadador-salvador, na sequência do diálogo anterior, disse-nos ainda que nem deveria ser necessário o aviso da parte dele, pois a informação estava escrita nas placas. Em tom irónico, perguntou-me se não conseguia ler a placa situada a vários metros de distância. Efetivamente, não conseguia. Tenho miopia e senti-me discriminada por este comportamento do indivíduo que deveria estar a prestar um serviço ao público e não a recriminá-lo.
Aproveito para sugerir, que aquando de uma substituição das placas informativas, procurem torná-las mais visíveis.
Após esta desagradável troca de palavras, afastámo-nos do local, cumprindo as regras que nunca tivemos intenção de quebrar.

Data de ocorrência: 25 de julho 2016
Boa tarde Sra. Vera Diogo,
Encarrega-me o Diretor do Instituto de Socorros a Náufragos de responder ao seu e-mail que nos mereceu a melhor atenção.

A fiscalização nas praias e outros espaços balneares, não se enquadra nas competências do Instituto de Socorros a Náufragos, mas sim das autoridades competentes, em razão da matéria e área de jurisdição, que serão os Comandos Locais da Polícia Marítima, ou fora das suas áreas de responsabilidade, os Postos Territoriais da Guarda Nacional Republicana.

Queixas relacionadas com o mau serviço prestado pelos nadadores-salvadores aos banhistas, deverão ser comunicadas à entidade que os contratou (Concessionário ou Câmara Municipal), para que sejam tomadas as ações necessárias e adequadas, uma vez que o Instituto de Socorros a Náufragos não tem qualquer relação laboral com os nadadores-salvadores.

Atenciosamente,
27 de julho 2016

As placas estão lá para alguma coisa. Se é miupe (como taaanta gente) sugiro que se faça acompanhar de óculos.

O tempo que o nadador esteve a pedir para ter bom senso poderia ser uma oportunidade de alguém se afogar e ninguém dar conta.

Também não me parece absurdo o nadador avisar alguém com chapéu para nao o abrir, porque parte-se do princípio que se o tem, o vai montar, e é mais fácil avisar antes de estar tudo montado.

Tenha bom senso.