ISN Instituto de Socorros a Náufragos
ISN Instituto de Socorros a Náufragos2
  • Rua Direita de Caxias, 31
    2760-042 Caxias
  • isn@amn.pt

ISN - Reclamação de nadadores salvadores da praia da princesa - Costa da Caparica

Telma Marques
Telma Marques apresentou a reclamação
18 de agosto 2016

Boa noite,
Venho por este meio, efectuar uma reclamação relativamente aos Nadadores Salvadores da praia da Princesa (Costa da Caparica) que estavam de serviço na manhã de terça-feira, dia 16-08-2016.

Na manhã acima referida encontrava-me na praia da Princesa quando me deparei com uma gaivota a flutuar junto à Costa, perto dos banhistas. Logo se juntaram mais algumas pessoas que começaram a acenar para os nadadores salvadores. Eram três e nenhum deles estava atento ao que se passava na praia. Eu peguei na gaivota (sem luvas, não sabendo do perigo que corria) e pousei o animal na areia. Entretanto, a filha de uma das banhistas (criança de 12/13 anos) foi chamar os nadadores salvadores. Estes disseram-lhe que não iriam. Após esta resposta, a mãe da criança foi ter com eles e exigiu que fosse tomada uma atitude. Seguidamente os três nadadores vieram ver o que se passava e assim que chegaram disseram logo que não se podia tocar na gaivota uma vez que poderia estar cheia de doenças e preparavam-se para voltar para o seu posto sem nada fazer. Após a insistência dos banhistas disseram que iriam buscar uma luvas para levarem o animal.

Para nosso espanto, voltaram para o seu posto e nada fizeram. Perante esta situação uma banhista pegou na gaivota mesmo com as mãos e foi depositá-la junto do posto dos nadadores. Estes afastaram-se rapidamente e disseram que não queriam lá a gaivota.

Trata-se de uma atitude vergonhosa e irresponsável por parte dos nadadores salvadores. Para além de ser um crime não prestar os cuidados necessários ao animal, também se trata de um crime de saúde pública uma vez que ao referirem que a gaivota poderia transmitir doenças, não se preocuparam com o facto de banhistas adultos e crianças estarem a nadar junto a um animal doente.

Peço portanto que estes nadadores sejam identificados e punidos pela atitude vergonhosa que tiveram (não prestar atenção ao que se passa na praia, negação de um pedido de auxílio, desprezo pelos animais e irresponsabilidade por deixarem um animal doente em contacto com os banhistas)

Grata pela atenção dispensada,
Telma Marques

Data de ocorrência: 18 de agosto 2016
Boa tarde Sra. Telma Marques,
Encarrega-me o Diretor do Instituto de Socorros a Náufragos de responder ao seu e-mail que nos mereceu a melhor atenção.

A fiscalização nas praias e outros espaços balneares, não se enquadra nas competências do Instituto de Socorros a Náufragos, mas sim das autoridades competentes, em razão da matéria e área de jurisdição, que serão os Comandos Locais da Polícia Marítima, ou fora das suas áreas de responsabilidade, os Postos Territoriais da Guarda Nacional Republicana.

Queixas relacionadas com o mau serviço prestado pelos nadadores-salvadores aos banhistas, deverão ser comunicadas à entidade que os contratou (Concessionário ou Câmara Municipal), para que sejam tomadas as ações necessárias e adequadas, uma vez que o Instituto de Socorros a Náufragos não tem qualquer relação laboral com os nadadores-salvadores.

Atenciosamente,