Instituto Politécnico de Leiria
  • ipleiria@ipleiria.pt

Instituto Politécnico de Leiria - Mau sistema de educação e perda de tempo

Utilizador
Utilizador apresentou a reclamação
14 de maio 2022 (editada a 7 de junho 2022)
Reclamar aqui poderá não fazer alterar nada na instituição. Mas alerta ás pessoas que pretendam se inscrever no Instituto Politécnico de Leiria e procuram feedback.

Os professores estão limitados a darem apenas as aulas. Não podem fornecer resoluções de exercícios. Pois é algo que eles combinaram entre si para os alunos não terem as resoluções todas. Muito menos das provas escritas ou de exames. Fico sempre na dúvida.
Não havendo também nenhuma preparação para qualquer prova.

O que quer dizer que temos de estudar matéria não fundamental para o curso. Temos de estudar por volta de 150 páginas e decorar cada palavra do que lemos, pois não se sabe com que quais frases nos vão trocar na Questão com 4 respostas múltiplas (em algumas provas).

Existirão questões em provas perante as quais nem sabemos responder, pois não temos preparação para elas, nem o professor falará muito dessa matéria fundamental.
Temos de explicar certas Questões por palavras nossas, pesquisadas na internet, pois nada disto nos é ensinado, como responder ou o que responder para ir de encontro aos critérios de avaliação do professor. Pois só saberemos os critérios depois de fazer a prova.

O tempo de realização de provas é muito pouco perante o tempo que nos dão. Não temos sequer tempo para pensar em como resolver certas questões pois não tivemos preparação.

Portanto, chegar á nota 18 ou 20, é impossível, dificílimo de obter 16, a não ser que trabalhe na área de cada disciplina, sem necessitar de muita ajuda dos professores. Terei 12 ou 13 se decorar bem o que leio e perceber toda a matéria diversificada.

Posso tirar as dúvidas no escritório de cada professor, mas não muito tempo. Num horário curto, por semana já definido por eles.

Muitos e-mails não são respondidos por parte dos professores. E quando respondem é só passado uma semana ou nunca! Pois os professores também têm o seu trabalho e não estão tão presentes para os alunos!

Algumas das provas são na mesma semana, o que não dá tempo de estudar nem metade da matéria que nos dão.

Temos 6 cadeiras por semestre. Algumas são desnecessárias, mas são acrescidas só para perfazerem 6. Com isso, contratam professores, que nem têm experiencia como professores, só para darem aulas.

As reclamações das correções de provas não me servem de nada. Pois é o mesmo professor a corrigir e obviamente não vai voltar atrás com a sua palavra.

Existe trabalhos a realizar em algumas cadeiras. No entanto só me dão mais trabalho, perda de tempo e não existe grande ajuda dos professores, pois só no indicam o tema e temos de pesquisar tudo e mais alguma coisa que os próprios professores nem falam o que pesquisar ao certo ou o que inserir no trabalho.
Mas são capazes de avaliar o que falta nos trabalhos!

No geral, não temos tempo para estudar a matéria que nos dão, não aprendemos muito na realidade de cada cadeira, a não ser o programa deles, em que parte não me serve para nada na vida, e a certas partes, nem sai em provas. Estou a estudar á mais de 4 anos nesta escola, por não teres muito auxilio na matéria lecionada, nem existe preparação para as provas.

As pessoas nem deviam se inscrever aqui, com outras universidades melhores e com menos disciplinas neste país, como Porto, Faro ou Aveiro. Aí os alunos ficam com melhores notas, não perdem tempo nem dinheiro no sistema educacional deste Instituto, que dificulta e prejudica propositadamente os alunos, só para tentar obter a melhor reputação do país no meio de universidades. O que é mentira! Apenas dificultam a aprendizagem!

Muitas reclamações do que falei e ainda mais são ouvidas, durante os intervalos das aulas, entre alunos.
Data de ocorrência: 13 de maio 2022
Utilizador
Utilizador avaliou a marca
5 de agosto 2022

nao tenho nada a acrescentar