Instituto Politécnico de Santarém
  • Complexo Andaluz,
    Apartado 279
    2001-904 Santarém
  • geral@ipsantarem.pt

Instituto Politécnico de Santarém - Condições de higiene na escola superior de desporto de rio maior

Pedro Rocha
Pedro Rocha apresentou a reclamação
11 de março 2020
As situações que reporto já se constatam à algum tempo,no entanto, atentando àquilo que são os acontecimentos atuais, face ao risco de contagio pelo vírus covid-19, vejo-me obrigado a reportar para evitar males maiores. Primeira situação: as casas de banho da Escola Superior de Desporto de Rio Maior têm o sabonete líquido para lavar as mãos em garrafas de plástico usadas, completamente em mau estado e muito vulneráveis a qualquer tipo de micróbios, sendo que os dispensadores estão presentes nas instalações mas encontram-se sempre vazios.
Segunda situação: no dia 10 de março de 2020, dirigi-me à wc do bar e deparei-me com uma situação repugnante a nível sanitário e higiénico: uma das sanitas da casa de banho estava repleta de moscas: sinal de completa falta de higienização regular do espaço.
Terceira situação: numa altura em que prevenir é o mais importante e que se deve evitar aglomerados de pessoas, a Escola Superior de Desporto remete os seus alunos(uma aula com alunos de três turmas completas) para dentro de uma sala de aula, onde não há lugares sentados para todos, numa aula que seria de auditório (a justificação dada para esta situação é o facto do data show do auditório não estar a funcionar).
Para além destas questões, o não encerramento dos ginásios e da escola, é visto como normal e a direção alega que apenas há muito "alarmismo" à volta desta situação e que o mesmo não é justificável.
Posto isto, vejo razões mais que suficientes para reclamar um problema de saúde pública.
Data de ocorrência: 11 de março 2020
Relativamente às situações constantes da reclamação nº 37415820, apresentada em 11 de Março de 2020, por um aluno da Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém, tenho a informar que as mesmas foram resolvidas no âmbito das medidas que este Instituto adotou para combater a pandemia.

Com os melhores cumprimentos.

Vítor Alexandre (Tec. Superior do IPSantarém)